PRODEGESP abre edital para contratação temporária de docente no Departamento de Ciências Exatas e Educação

30/07/2019 18:16

A Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Prodegesp) publicou, no dia 26/7, edital para processo seletivo simplificado para contratação de professor por tempo determinado.

Para o Campus Blumenau, há 01 (uma) vaga para o Departamento de Ciências Exatas e Educação (CEE), na área/subárea de conhecimento Educação.

O período de inscrições é de 29 de julho a 02 de agosto, das 8h às 11h30min e das 13h às 17h, na Secretaria dos Departamentos, localizada na Sala C204, na Sede Administrativa do Campus Blumenau (Rua João Pessoa, nº 2514, Bairro Velha, Blumenau/SC).

-----

Área/Subárea de conhecimento: Educação

Processo: 23080.050785/2019-35

Nº de vagas: 01 (uma).

Regime de Trabalho: 20 (vinte) horas semanais

Requisitos: Licenciatura em qualquer área e Mestrado ou Doutorado em Educação ou Educação Científica e Tecnológica.

DOCUMENTOS

 

programa de pontos que serão avaliados no processo segue descrito abaixo:

  • Pensamento pedagógico no Brasil: história e tendências contemporâneas;
  • A educação na história da humanidade: referências da antiguidade, do medievo, da modernidade e da pós-modernidade;
  • A educação científica e tecnológica no contexto da educação escolar;
  • Organização e Gestão da Educação a partir do currículo e do PPP – Projeto Político-Pedagógico
  • Políticas Curriculares para formação dos estudantes e da educação básica

Informações diretamente no CEE/UFSC - clique aqui para contatos

(Fonte: PRODEGESP/UFSC)

Tags: docenteEditaleducaçãoprofessorvaga

Alterações no edital de inscrições para o curso extracurricular presencial de Língua Inglesa

30/07/2019 11:25

(Atualizado em 30/07/2019, às 11h26min)

O Núcleo Pedagógico (NuPe) do Campus Blumenau divulgou, nesta segunda-feira (29/7), alterações realizadas no edital para inscrição no Curso Extracurricular de Língua Inglesa semestre 2019/2. Oferecido presencialmente em parceria com o Departamento de Língua e Literatura Estrangeira (DLLE),  poderão pleitear vaga estudantes, professores e técnicos-administrativos do Campus.

As matrículas para o curso devem ser efetuadas presencialmente no Núcleo Pedagógico (NuPe), no Bloco A, 1º andar sala A108 ou no 2º andar sala A211, da Sede Acadêmica, conforme orientações do edital e cronograma. O interessado poderá ainda participar de teste de nivelamento - veja aqui o cronograma atualizado. Para a realização da matrícula é necessário um cadastramento prévio do estudante no site do Departamento de Literatura e Línguas Estrangeiras (DLLE), disponível  a partir do dia 05/08 (início do semestre letivo 2019.2).

Ao final de cada nível, em caso de aprovação, será disponibilizado um certificado que deve ser emitido online com a carga horária de 60 h/aula. Para aprovação, o aluno deve ter frequência suficiente (75%) e média final igual ou superior a 6,0. A formação de turmas está condicionada ao número mínimo de 10 (dez) participantes, bem como da disponibilidade de tutores no Campus Blumenau. Em casos de não formação de turma, os valores investidos serão devolvidos aos inscritos.

(Camila Collato/Comunicação UFSC Blumenau, com informações NUPE)

Tags: blumenaucursoextracurricularNUPEufsc

Programa Institucional de Apoio Pedagógico aos Estudantes (PIAPE): inscrições para a contratação de tutores

26/07/2019 17:15

A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) abriu inscrições para a contratação temporária de tutores de grupo de aprendizagem para atuação no Programa Institucional de Apoio Pedagógico aos Estudantes (PIAPE). Para o Campus Blumenau serão selecionados 02 (dois) candidatos, sendo 01 (uma) vaga para a área de Matemática e 01 (uma) para área de Química. Os interessados deverão se apresentar no Núcleo Pedagógico do Campus Blumenau, entre os dias 29 de julho a 2 de agosto, das 8h00min às 12h00min e das 14h00 às 17h00, munidos da documentação exigida no item 6.3 do edital (link abaixo).

Os selecionados desenvolverão atividades de apoio pedagógico, na modalidade presencial, para estudantes dos cursos de graduação da UFSC, tendo como foco os processos de aprendizagem, visando, em particular, auxiliá-los quanto à compreensão de conteúdos que servem de base às disciplinas da graduação, e apoiá-los no acompanhamento dos conteúdos disciplinares e desenvolvimento acadêmico. Os tutores exercerão carga horária total semanal de 16 (dezesseis) horas, das quais 12 (doze) serão reservadas às oficinas e às aulas presenciais em turmas modulares ou semestrais, realizadas no turno matutino, ou vespertino, ou noturno, conforme necessidade estipulada pela Coordenação do PIAPE. As demais 04 (quatro) horas serão reservadas para organização, reuniões e planejamento das atividades de apoio pedagógico.

Para participar da seleção, o candidato deverá: ser graduado na área de atuação pretendida ou em áreas afins com conhecimento na área específica de atuação; não fazer parte do quadro de docentes do ensino básico ou superior da UFSC; ter disponibilidade de 16 (dezesseis) horas semanais para se dedicar à atividade de tutoria, com flexibilidade de horário para atuar conforme a necessidade apresentada pelas coordenações do Programa; manter um dos seguintes vínculos com a UFSC - aluno regularmente matriculado ou servidor técnico-administrativo.

Os tutores com formação máxima em nível de graduação receberão o valor líquido de R$ 900,00. Os tutores que apresentarem título de Mestre ou Doutor receberão pelas atividades prestadas o valor líquido de R$ 1.200,00. O pagamento será realizado a título de bolsa sempre que o tutor mantiver vínculo com a UFSC.

O resultado final será divulgado no dia 9 de agosto na página do PIAPE http://piape.prograd.ufsc.br e na página da PROGRAD http://prograd.ufsc.br/.

(Camila Collato/Comitê de Comunicação UFSC Blumenau, com informações NUPE)

Tags: pedagogiatutorufsc

UFSC sedia audiências públicas do Fórum Municipal de Educação de Blumenau

25/07/2019 18:35

Nos dias 13 e 15 de agosto, o Campus Blumenau da Universidade Federal de Santa Catarina sediará duas audiências públicas do Fórum Municipal de Educação de Blumenau (FME). Ambas serão realizadas das 18h30 às 22h, no auditório da Sede Acadêmica (Rua João Pessoa, 2750, bloco B, 1º andar), com a participação do Prof. João Luiz Martins, Diretor do Campus, e da Profª Renata Orlandi, docente do Departamento de Ciências Exatas e Educação (CEE).

O Plano Municipal de Educação (PME) 2015/2024 nasceu com a aprovação da Lei 13.005/2014, que trata do Plano Nacional de Educação (PNE), que determina que, no prazo de 1 (um) ano, todos os municípios deverão ter o seu próprio plano. O PME possui, a exemplo do PNE, 20 metas, e que no município de Blumenau se desdobram em 338 estratégias, que foram construídas à época da elaboração do documento.

Em 2019, passados praticamente 40% do período de implementação do PME e no sentido de cumprir o que destaca o artigo da mesma Lei que o aprova, é necessário que se faça uma avaliação do que, neste período já passado, se conseguiu realizar, da mesma forma que precisamos discutir enquanto sociedade o que se faz necessário reorganizar para os próximos anos da vigência do plano.

Agora, no segundo semestre deste ano, realiza-se então um ciclo avaliativo do PME, do qual todos os cidadãos blumenauenses são convidados a participar.  Serão 06 (seis) audiências entre julho e agosto, cada uma com tema específico alinhados às metas previstas pelo documento (clique aqui ou na imagem ao lado para abrir a programação).

(Camila Collato/Comunicação UFSC Blumenau, com informações Prefeitura de Blumenau)

 

Tags: blumenaueducaçãofórum

Administração Central de UFSC divulga manifestação sobre o programa Future-se

22/07/2019 17:26

A Administração Central da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), considerando o anúncio do Programa Institutos e Universidades Empreendedoras e Inovadoras – Future-se –, manifesta-se preliminarmente no seguinte sentido:

1 – Dos três eixos apresentados – Ensino, Pesquisa e Extensão –, as instituições federais de ensino superior (IFES) já desenvolvem atividades relativas a essas áreas;

2 – São as universidades públicas brasileiras as principais responsáveis pela pesquisa, pelo desenvolvimento e pela inovação presentes no País em todas as áreas do conhecimento;

3 – A quase totalidade dos projetos inovadores nascem a partir de iniciativas das IFES e de seus pesquisadores, com intensas parcerias, seja com o setor público ou com o setor privado nacional;

4 – Em termos de internacionalização, também as IFES mantêm, há muito tempo, convênios, acordos e parcerias com instituições do mundo todo, promovendo mobilidade de docentes, técnicos e estudantes, com transferência de conhecimento e troca de experiências enriquecedoras;

5 – No campo da governança e gestão, igualmente as IFES já utilizam mecanismos atualizados e em consonância com as normativas dos órgãos de controle (TCU, CGU, AGU e MPF), de modo a construir e aprimorar boas práticas de gestão;

6 – Cada vez mais iniciativas associadas a ações empreendedoras são estimuladas em todas as áreas do conhecimento por meio do apoio institucional a empresas júniores, a startups, a equipes de competição e a eventos acadêmicos.

Nesse sentido, o “Future-se” não traz elementos diversos daqueles já presentes no cotidiano de nossas instituições. Faz-se necessário avaliar com cautela e profundidade, por meio de comissão específica e representativa da comunidade universitária, as proposições que digam respeito à criação de organizações sociais e fundos, bem como os impactos de tal cenário sobre o financiamento público da educação brasileira.

A autonomia constitucional das IFES deve ser plenamente mantida, tanto quanto seu caráter público, gratuito e inclusivo.

Florianópolis, 19 de julho de 2019

(Fonte: Notícias da UFSC)

Tags: administraçãonotaufscuniversidade

Vestibular UFSC 2019-2: matrícula e validação da autodeclaração nos próximos dias 22, 23, 25 e 26

22/07/2019 16:53

Os candidatos classificados no Vestibular UFSC 2019-2, seja pela classificação geral, seja por uma das modalidades de cotas da Política de Ações Afirmativas deverão realizar o processo de matrícula inicial de 25 a 26 de julho (quinta e sexta). Os classificados deverão, obrigatoriamente, realizar o preenchimento dos formulários específicos de cada categoria, que se encontram na Portaria Conjunta Vestibular 2019-2, imprimindo-os e assinando-os para entrega nas coordenadorias dos respectivos cursos, juntamente com os demais documentos exigidos, necessários para a matrícula inicial.

O candidato classificado que não comparecer pessoalmente ou que não constituir procurador para a realização de sua matrícula inicial no prazo estabelecido perderá o direito à vaga e será substituído pelo candidato de classificação subsequente e imediata da lista de espera da Comissão Permanente do Vestibular, respeitada a categoria.

As vagas que não forem ocupadas no processo de matrícula inicial da 1ª chamada serão realocadas para os candidatos subsequentes e imediatos da lista de espera, sendo publicadas pelo DAE em edital de 2ª chamada no dia 31/07/2019.

Cronograma de Validação das Autodeclarações

Pessoa com Deficiência, de 22 a 23 de julho (segunda e terça) 

Florianópolis e todos os campi

Todos os candidatos classificados deverão entregar a documentação exigida até o dia 23 de julho de 2019 no Departamento de Administração Escolar (DAE), pessoalmente ou via correio eletrônico para 

Os candidatos dos Campi poderão entregar a documentação na Secretaria Acadêmica dos respectivos Campi ou encaminhar para o e-mail  O candidato deverá comparecer à Comissão de Validação da Autodeclaração de Pessoa com Deficiência no dia 25 de julho de 2019 na sala de reuniões da PRAE (Reitoria I) ou no respectivo Campus das 8h30 às 11h.

Autodeclaração de Preto ou Pardo (Cota PPI)

Araranguá, Blumenau, Curitibanos e Joinville

Todos os cursos – 25 de julho de 2019, das 13h30 às 15h, no respectivo campus.

Florianópolis

Todos os cursos – 25 de julho de 2019, das 13h30 às 15h, na Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidades (Saad), prédio da Reitoria I.

Autodeclaração de Indígena (Cota PPI)

Florianópolis e os campi

Todos os cursos – 25 de julho de 2019, das 14h às 15h, na Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidades (Saad), prédio da Reitoria I.

Autodeclaração de Renda

Araranguá

MEDICINA – DIURNO – 25 de julho de 2019, das 8h30 às 11h e das 13h30 às 16h, no respectivo campus.

ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO – DIURNO/NOTURNO; ENGENHARIA DE ENERGIA – DIURNO/NOTURNO – 26 de julho de 2019, das 8h30 às 11h, no respectivo campus.

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO – NOTURNO – 26 de julho de 2019, das 13h30 às 16h, no respectivo campus.

Blumenau

MATEMÁTICA – LIC – NOTURNO; ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO – DIURNO – 25 de julho de 2019, das 8h30 às 11h, no respectivo campus.

ENGENHARIA TÊXTIL – DIURNO – 25 de julho de 2019, das 13h30 às 16h, no respectivo campus.

QUÍMICA – BEL – VESPERTINO/NOTURNO; QUÍMICA – LIC – NOTURNO – 26 de julho de 2019, das 8h30 às 11h, no respectivo campus.

ENGENHARIA DE MATERIAIS – DIURNO – 26 de julho de 2019, das 13h30 às 16h, no respectivo campus.

Curitibanos

AGRONOMIA – DIURNO – 25 de julho de 2019, das 8h30 às 11h, no respectivo campus.

ENGENHARIA FLORESTAL – DIURNO – 25 de julho de 2019, das 13h30 às 16h, no respectivo campus.

Florianópolis

Todos os cursos – 25 de julho de 2019, das 13h30 as 16h, no LAB-UAB, CSE, BLOCO F, 4º ANDAR.

Joinville

CIÊNCIA E TECNOLOGIA – DIURNO/NOTURNO; ENGENHARIA CIVIL DE INFRAESTRUTURA – DIURNO/NOTURNO – 25 de julho de 2019, das 8h30 às 11h, no respectivo campus.

ENGENHARIA DE TRANSPORTES E LOGÍSTICA ; ENGENHARIA FERROVIÁRIA E METROVIÁRIA ; ENGENHARIA NAVAL – DIURNO/NOTURNO – 25 de julho de 2019, das 13h30 às 16h, no respectivo campus.

(Fonte: Notícias UFSC)

Tags: matrículaufscVestibular

Campus Blumenau sedia I Encontro de Tradutores e Intérpretes de Línguas de Sinais na esfera jurídica

19/07/2019 15:01

Evento será realizado no auditório do Campus Blumenau na próxima terça-feira. Foto: Julia Freeman-Woolpert

O auditório do Campus Blumenau da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) irá sediar o I Encontro do Programa de Extensão Tradutores e Intérpretes de Línguas de Sinais na esfera jurídica (TILSJUR), na próxima terça-feira, dia 23 de julho. O evento contará com a participação de docentes, servidores tradutores e intérpretes de Libras-Português, doutorandos e mestrandos da pós-graduação da Universidade, bem como representantes de comunidades surdas e operadores do Direito. As inscrições são gratuitas.

Promovido pelo Departamento de Libras, o encontro terá palestras ministradas por servidores da UFSC, da Universidade Regional de Blumenau (FURB) e do Comitê de Treinamento e Educação da National Association of Judiciary Interpreters and Translators (Najit).

A programação prevê no período da manhã: a palestra O que é o Programa de Extensão TILSJUR e o que ele produz? e a mesa-redonda Direitos linguísticos, línguas de sinais e o Judiciário – um olhar dos operadores do Direito. No turno vespertino, estão agendadas a mesa-redonda Direitos Linguísticos, línguas de sinais e o Judiciário – um olhar das comunidades surdas, a mostra de pesquisa da equipe TILSJUR e a palestra de encerramento Intérpretes de línguas orais e experiências no Fórum de Guarulhos – demandas e desafios.

Sobre o programa

O Programa de Extensão TILSJUR iniciou as atividades em novembro de 2016 e busca colaborar, por meio da tradução e da interpretação, para que a interface Libras e o Judiciário tenha maior visibilidade social e acadêmico-científica.

O objetivo principal da iniciativa é promover ações voltadas à profissionalização e à formação dos tradutores e intérpretes de línguas de sinais que atuam no meio jurídico. O programa estabelece três eixos principais de atuação: tradução e interpretação de línguas de sinais na esfera jurídica; estudos terminológicos de línguas de sinais na esfera jurídica; e acesso das comunidades surdas ao Judiciário.

A equipe é formada por professores, servidores técnico-tradutores e intérpretes de Libras-Português, alunos do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução (PGET/UFSC) e alunos dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Letras-Libras (UFSC).

Mais informações sobre o evento pelo e-mail 

 

(Fonte: Notícias UFSC)

Tags: direitointérpreteLIBRAStradução
  • Página 1 de 3
  • 1
  • 2
  • 3