O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Música, cinema e tecnologia são principais interesses da comunidade acadêmica da UFSC Blumenau

29/09/2017 14:26

Pesquisa promovida em agosto teve como foco a promoção de iniciativas de arte e cultura

Com o intuito de fomentar as atividades de arte e cultura no campus e consolidar uma agenda periódica de eventos, o Comitê de Comunicação da UFSC Blumenau, realizou, no mês de agosto, uma pesquisa de opinião sobre os interesses da comunidade acadêmica. Ao todo foram coletadas mais de 190 contribuições de estudantes, professores e técnicos-administrativos.

O comitê levantou dados como os temas de interesse da comunidade da UFSC Blumenau, as melhores faixas de horário e dias da semana para a realização dos eventos, os meios de comunicação mais eficazes para informar sobre as atividades da universidade e a possibilidade da UFSC Blumenau criar um festival cultural próprio.

A pesquisa demonstrou a música como maior interesse (76,5%), seguida de tecnologia (68,3%) e cinema (66,3%). Também foram destaque viagens (63,8%) e inovação (57,1%). Nas preferências de dia e horário, destacaram-se as sextas-feiras e sábados, e os períodos compreendidos entre 17h - 19h e 18h - 22h. Os participantes apontaram ainda um interesse na promoção diária de atividades culturais.

A proposta de criação de um festival de arte e cultura do campus teve alta adesão, com 85,7% de concordância. Entre as atrações sugeridas, tiveram os maiores índices apresentações teatrais (61,7%), bandas de rock e bandas compostas por estudantes, professores e técnicos. A realização de oficinas e a organização de gincana intercursos também foram enfatizadas pelos participantes.

Pesquisa é base para constituição de comitê – após apresentar os resultados preliminares da pesquisa à Direção da UFSC Blumenau, o diretor João Luiz Martins formalizou um Comitê de Arte e Cultura (CAC) para iniciar o processo de implementação de uma agenda que congregue os eventos acadêmicos sob uma mesma proposta institucional. Com isso, pretende-se melhorar o planejamento, a adesão e a distribuição das atividades ao longo do calendário acadêmico, permitindo uma maior variedade e evitando a sobreposição de ações.

Para compor o CAC foram convidados alunos, professores e técnicos. O grupo, agora formalizado, terá até dezembro deste ano para traçar as diretrizes que servirão de base para o planejamento e execução de uma agenda cultural permanente. A próxima reunião está agendada para o dia 29/09 (sexta-feira), na Sede Acadêmica.

Tags: artecinemacultura

SNCT 2017: inscrições prorrogadas e alteração de cronograma

28/09/2017 13:54

A Comissão Organizadora da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2017, por meio deste, decide:

 

  1. PRORROGAR excepcionalmente as inscrições para a mostra científica do evento até 04 de outubro de 2017. As inscrições para a Mostra Científica da SNCT 2017 devem obedecer aos critérios dispostos no edital de abertura.

 

  1. ALTERAR o cronograma proposto no Edital 01 para:

 

Data Atividade
04 de setembro a 04 de outubro Período para inscrições das atividades (pôster, minicurso, oficina, palestra)
04 a 08 de outubro Avaliação das inscrições submetidas à Comissão Avaliadora
09 de outubro Divulgação dos trabalhos aprovados
25 a 27 de outubro Mostra Científica (IFSC GASPAR, IFC BLUMENAU E UFSC BLUMENAU)

 

Mestrando em Física da UFSC Blumenau promove visita virtual ao CERN

25/09/2017 10:54

Vista aérea do CERN

Atividade foi realizada com estudantes do Instituto Federal Catarinense - campus Fraiburgo

Até para quem não é da área da Física, as notícias relacionadas as descobertas promovidas pelo CERN (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear), especificamente sobre o Grande Colisor de Hádrons (LHC), impressionam. Desde o anúncio da descoberta do chamado Bóson de Higgs muito se tem especulado sobre um novo panorama acerca da física de partículas. Sabe aquela conversa de prótons, nêutrons? Pois é, isso tudo pode se transformar com base nas pesquisas desenvolvidas no LHC.

Para estudantes do ensino médio que aspiram seguir uma carreira na pesquisa, tudo isso parece algo muito distante. Mas na última segunda-feira os estudos de ponta desenvolvidos no CERN, localizado na fronteira Franco-Suíça, ficaram mais próximos dos alunos do Instituto Federal Catarinense – campus Fraiburgo. O mestrando Ricardo Beal, integrante do programa de pós-graduação em Ensino de Física da UFSC Blumenau (MNPEF), promoveu uma visita virtual guiada ao CERN, no dia 18 de setembro.

Alunos do IFC - campus Fraiburgo

Através de um link de vídeo simultâneo, entre Brasil e Suíça, os alunos puderam dialogar ao vivo com os pesquisadores brasileiros Sandro Fonseca de Souza (UERJ) e Felipe Araújo (UEA), que atualmente trabalham no CERN. Durante mais de uma hora eles responderam diversas perguntas dos alunos, que foram “guiados” em um tour pelo Solenoide de Múon Compacto (CMS), um dos detectores de partículas construídos no LHC.

Na UFSC Blumenau, Ricardo estuda o desenvolvimento de um produto didático, que colabore na formação de estratégias de ensino da Física de Partículas no ensino médio. O objetivo é ampliar esse tipo de prática para fortalecer a compreensão dos conteúdos no ensino básico. O mestrando é orientado pelos professores Daniel Fagundes e Fábio Segundo.

 

(Comunicação UFSC Blumenau)

Tags: CERNcolisorensinoLHCmestradotourvisita

Vestibular UFSC 2018: inscrições pela internet até 4 de outubro

21/09/2017 18:43

As inscrições para o Vestibular 2018 da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) iniciam-se nesta terça-feira, 5 de setembro, e seguem até o dia 4 de outubro, somente via internet. O Edital, com todas as informações, está disponível no site vestibular2018.ufsc.br. Os candidatos devem atentar para as alterações no concurso, as datas e a oferta de vagas e cursos nos cinco campi da instituição (Florianópolis, Araranguá, Curitibanos, Blumenau e Joinville).

O Vestibular será realizado nos dias 9, 10 e 11 de dezembro de 2017. As inscrições custam R$ 125. O prazo para requerer isenção da taxa de inscrição é de 5 a 25 de setembro.

Das 4.551 vagas oferecidas, 50% são destinadas a cotas e 22% a candidatos com deficiência – cálculo estipulado de acordo com o número de pessoas com deficiência em Santa Catarina pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Entre as novidades estão a reserva de vagas para candidatos com deficiência, a substituição das provas de História e Geografia pela de Ciências Humanas e Sociais e alterações relativas aos pesos das disciplinas e às notas mínimas para aprovação.

“Tudo o que se refere ao Vestibular 2018, inclusive os processos seletivos específicos para vagas suplementares, ficarão disponíveis na página. Serve até para relembrar as datas e ficar de olho se a inscrição foi feita corretamente. Muitas vezes o aluno preenche um campo errado ou não efetiva o pagamento e só vai ver depois que as datas se encerraram e aí perde o direito de fazer o vestibular”, destaca a professora Maria Luiza Ferraro, presidente da Comissão Permanente do Vestibular (Coperve).

Confira:

Edital completo

Quadro Geral de Cursos e Vagas

Tabela de pesos e pontos de corte

Distribuição das vagas por semestre de ingresso

Realidade Aumentada

O cartaz do Vestibular 2018 vem com uma inovação: o acesso a recursos de realidade aumentada. Para visualizar, basta ter, em seu smartphone o app Zappar, disponível para download para Android e iPhone.

O aplicativo permite assistir a depoimentos de estudantes da UFSC e direciona para inscrição, página e telefones da Coperve.

Alterações

As provas de História e Geografia serão substituídas pela prova de Ciências Humanas e Sociais com 20 questões, que abordarão as seguintes disciplinas: História (sete questões), Geografia (sete questões), Filosofia (duas questões), Sociologia (duas questões) e mais duas questões interdisciplinares envolvendo duas ou mais dessas áreas. As disciplinas de Filosofia e Sociologia são atualmente obrigatórias no Ensino Médio (conforme Lei nᵒ 11684, de 2/6/2008, e mantidas pela recente reforma do Ensino Médio, Lei nº 13.415, de 16/2/2017), bem como fazem parte da prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As demais provas, bem como a redação e as questões discursivas, permanecem inalteradas.

Pesos e notas mínimas

As alterações relativas aos pesos das disciplinas e às notas mínimas para aprovação (pontos de corte) afetam 57 cursos – 44 se mantiveram nos moldes antigos . As mudanças têm como objetivo valorizar as habilidades do candidato nas disciplinas que fornecem a base de conhecimento para o curso e estabelecer um nível razoável de conhecimento em cada área, considerando o necessário para que o aluno seja capaz de acompanhar as disciplinas que compõem a grade curricular do curso.

Medicina em Araranguá

O curso de Medicina de Araranguá ainda não entrou no edital deste ano, pois precisa de aprovação do Ministério da Educação e entrar em consenso com o programa Mais Médicos (confira nota abaixo). A expectativa é que seja aprovado nos próximos dois ou três meses, abrindo 60 vagas para o segundo semestre de 2018. Os moradores das microrregiões administrativas do Sul que concluíram os três anos de ensino médio nas escolas da região terão direito a 20% de acréscimo na nota do vestibular a título de bônus regional.

Mais informações em vestibular2018.ufsc.br.

(Fonte: Agecom/UFSC)

Tags: automaçãoengenhariaensinofaculdademateriaispúblicaseleçãosuperiorufscuniversidadeVestibular

UFSC é a sexta melhor universidade do país no ranking 2017 da Folha de S. Paulo

20/09/2017 19:10

O jornal Folha de S. Paulo divulgou a edição 2017 do Ranking Universitário Folha (RUF), que avaliou 195 instituições do país. A avaliação foi composta de cinco indicadores – Ensino, Pesquisa, Mercado, Inovação e Internacionalização – que, no total somam 100 pontos. A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) que no ano anterior aparece em 8º lugar, neste ano sobe dois pontos e desponta como a 6ª melhor universidade do país.

Para a reitora em exercício, Alacoque Lorenzini Erdmann, “o resultado de mais esta avaliação para a UFSC reforça que a instituição vai superar este momento grave e delicado, pela sua pujança e por sua trajetória nestes 57 anos. Os fatos serão devidamente apurados. A posição que alcançamos revela a força da UFSC e o reconhecimento de sua qualidade e responsabilidade com uma gestão responsável e exemplar, sobretudo sob o comando do reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo”.

Entre as federais do Brasil, a UFSC é a 4ª colocada, e a 2ª melhor universidade da Região Sul, atrás apenas das federais do Rio Grande Sul (5º), de Minas Gerais (4º) e do Rio de Janeiro (1º). Na colocação geral, no quesito Ensino, a UFSC ficou na 6ª posição; em Pesquisa e Inovação, na 8ª, em Mercado e Internacionalização, nas 22ª e 11ª, respectivamente. A avaliação anual das universidades do país é realizada com base em dados nacionais e internacionais e em duas pesquisas de opinião do Datafolha nos cinco aspectos.

UFSC recebeu as seguintes pontuações:  

Pesquisa: 39.25 (de 42%) – 8ª colocação geral ;

Ensino: 30.59 (de 32%) – 6ª colocação geral;

Inovação: 3.79 (de 4%) – 8ª colocação geral;

Internacionalização: 3.55 (de 4%) – 11ª colocação geral;

Mercado:  (inserção no mercado de trabalho) 15.98 (de 18%)  – 22ª colocação geral;

Nota final:  93.16  – 6ª colocação geral.

A UFSC teve 36 cursos de graduação avaliados:

Cursos avaliados:

Engenharia de Produção, Mecânica, Elétrica e Ambiental obtiveram as melhores colocações na UFSC, em 3º, 4º e 5º lugares entre os cursos do tipo no país. Ao todo, 24 cursos da UFSC ficaram entre os dez melhores do país: Administração de empresas (9º); Agronomia (9º); Arquitetura e Urbanismo (7º); Ciências Contábeis (8º); Computação (7º); Comunicação (9º); Design e Artes Visuais (6º); Educação Física (10º); Enfermagem (6º); Engenharia Ambiental (5º); Engenharia Civil (9º); Engenharia de controle e automação (5º); Engenharia de Produção (3º); Engenharia Elétrica (5º); Engenharia Mecânica (4º); Engenharia Química (9º); Farmácia (9º); Filosofia (9º); Física (10º); Letras (9º); Matemática (9º); Odontologia (9º); Psicologia (8º) e Química (9º).

As dez melhores universidades, por ordem de classificação, são: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade de Brasília (UnB) e Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

(FONTE: Agecom/UFSC)

Tags: ensinopúblicaqualidaderankingsuperiorufsc

EDITAL Nº 48/DDP/PRODEGESP/2017 – Processo seletivo para substituto DENG

19/09/2017 10:36

Departamento de Engenharias - ENG
Área/Subárea de conhecimento: Engenharia Mecânica/ Desenho Técnico.
Processo: 23080.052948/2017-50
Nº de vagas: 01 (uma)
Regime de Trabalho: 20 (vinte) horas semanais
Requisitos: Graduação em Engenharia Mecânica e Especialização ou Mestrado ou Doutorado em Engenharia Mecânica.

Período de inscrição: 04 a 06/09/2017, 11/09/2017 e 12/09/2017 – das 08:30 às 11:30 e das 14:30 às 17:30. - ENCERRADO

Local: : Departamento de Engenharias: , fone (47) 3232-5147 e (48) 3721-3347 (Campus Blumenau. Sede Administrativa: Rua Pomerode, 710. Bairro: Salto do Norte – Blumenau/SC).

+ Acesse o edital completo

+ Homologação das inscrições

+ Banca Examinadora

+ Cronograma

+ Resultado (NOVO!)

Tags: desenhodocenteprocessoseletivoprofessorsubstituto

Projeto de tecnologia inclusiva da Engenharia Têxtil desenvolve becas para coral da ACEVALI

18/09/2017 18:10

Estudantes produziram vestimentas com marcações em braile

Acessibilidade não se resume a eliminar barreiras: é uma ferramenta essencial para a expressão do indivíduo, inclusive, na arte e na cultura. Pensando nisso, um grupo de estudantes da disciplina de Introdução ao Design de Moda/PIDRIS, do curso de Engenharia Têxtil, sob orientação das professoras Grazyella Aguiar, Brenda Matos e Marilise Reis Sayão, desenvolveram becas para o coral da Associação dos Cegos do Vale do Itajaí (ACEVALI).

Os estudantes Arthur Adriano, Michael Meurer e Julia Zabot Pellerin acompanharam a rotina dos membros do coral para detectar as principais demandas dos integrantes. O primeiro protótipo da vestimenta foi elaborado em julho deste ano. Colaboraram na confecção das becas as empresas BENEX Beneficiamento Têxtil e Colisão Têxtil, ambas de Indaial/SC.

Além de pensar em marcações em braile nas mangas e na parte frontal, o que facilita a orientação na hora de vestir a peça, o design também valoriza a produção local. A estampa da estola que acompanha o traje faz menção à tela “Bailarinas” do artista plástico blumenauense Antonio da Silva. A tela, exposta em mostra promovida na ACEVALI, possui relevo tátil que permite “ver” a obra de arte com as mãos.

O público pode conhecer o modelo final do projeto em uma apresentação do coral, realizada no dia 16/9, no auditório da Sede Acadêmica da UFSC Blumenau. A atividade fez parte da programação do Setembro Branco da Inclusão.

(Fonte: Comunicação UFSC Blumenau)

Tags: acessibilidadeacevalisocialsociotectecnologia
  • Página 1 de 3
  • 1
  • 2
  • 3
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.