Música, cinema e tecnologia são principais interesses da comunidade acadêmica da UFSC Blumenau

29/09/2017 14:26

Pesquisa promovida em agosto teve como foco a promoção de iniciativas de arte e cultura

Com o intuito de fomentar as atividades de arte e cultura no campus e consolidar uma agenda periódica de eventos, o Comitê de Comunicação da UFSC Blumenau, realizou, no mês de agosto, uma pesquisa de opinião sobre os interesses da comunidade acadêmica. Ao todo foram coletadas mais de 190 contribuições de estudantes, professores e técnicos-administrativos.

O comitê levantou dados como os temas de interesse da comunidade da UFSC Blumenau, as melhores faixas de horário e dias da semana para a realização dos eventos, os meios de comunicação mais eficazes para informar sobre as atividades da universidade e a possibilidade da UFSC Blumenau criar um festival cultural próprio.

A pesquisa demonstrou a música como maior interesse (76,5%), seguida de tecnologia (68,3%) e cinema (66,3%). Também foram destaque viagens (63,8%) e inovação (57,1%). Nas preferências de dia e horário, destacaram-se as sextas-feiras e sábados, e os períodos compreendidos entre 17h - 19h e 18h - 22h. Os participantes apontaram ainda um interesse na promoção diária de atividades culturais.

A proposta de criação de um festival de arte e cultura do campus teve alta adesão, com 85,7% de concordância. Entre as atrações sugeridas, tiveram os maiores índices apresentações teatrais (61,7%), bandas de rock e bandas compostas por estudantes, professores e técnicos. A realização de oficinas e a organização de gincana intercursos também foram enfatizadas pelos participantes.

Pesquisa é base para constituição de comitê – após apresentar os resultados preliminares da pesquisa à Direção da UFSC Blumenau, o diretor João Luiz Martins formalizou um Comitê de Arte e Cultura (CAC) para iniciar o processo de implementação de uma agenda que congregue os eventos acadêmicos sob uma mesma proposta institucional. Com isso, pretende-se melhorar o planejamento, a adesão e a distribuição das atividades ao longo do calendário acadêmico, permitindo uma maior variedade e evitando a sobreposição de ações.

Para compor o CAC foram convidados alunos, professores e técnicos. O grupo, agora formalizado, terá até dezembro deste ano para traçar as diretrizes que servirão de base para o planejamento e execução de uma agenda cultural permanente. A próxima reunião está agendada para o dia 29/09 (sexta-feira), na Sede Acadêmica.

Tags: artecinemacultura