UFSC é a sexta melhor universidade do país no ranking 2017 da Folha de S. Paulo

20/09/2017 19:10

O jornal Folha de S. Paulo divulgou a edição 2017 do Ranking Universitário Folha (RUF), que avaliou 195 instituições do país. A avaliação foi composta de cinco indicadores – Ensino, Pesquisa, Mercado, Inovação e Internacionalização – que, no total somam 100 pontos. A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) que no ano anterior aparece em 8º lugar, neste ano sobe dois pontos e desponta como a 6ª melhor universidade do país.

Para a reitora em exercício, Alacoque Lorenzini Erdmann, “o resultado de mais esta avaliação para a UFSC reforça que a instituição vai superar este momento grave e delicado, pela sua pujança e por sua trajetória nestes 57 anos. Os fatos serão devidamente apurados. A posição que alcançamos revela a força da UFSC e o reconhecimento de sua qualidade e responsabilidade com uma gestão responsável e exemplar, sobretudo sob o comando do reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo”.

Entre as federais do Brasil, a UFSC é a 4ª colocada, e a 2ª melhor universidade da Região Sul, atrás apenas das federais do Rio Grande Sul (5º), de Minas Gerais (4º) e do Rio de Janeiro (1º). Na colocação geral, no quesito Ensino, a UFSC ficou na 6ª posição; em Pesquisa e Inovação, na 8ª, em Mercado e Internacionalização, nas 22ª e 11ª, respectivamente. A avaliação anual das universidades do país é realizada com base em dados nacionais e internacionais e em duas pesquisas de opinião do Datafolha nos cinco aspectos.

UFSC recebeu as seguintes pontuações:

Pesquisa: 39.25 (de 42%) – 8ª colocação geral ;

Ensino: 30.59 (de 32%) – 6ª colocação geral;

Inovação: 3.79 (de 4%) – 8ª colocação geral;

Internacionalização: 3.55 (de 4%) – 11ª colocação geral;

Mercado:  (inserção no mercado de trabalho) 15.98 (de 18%)  – 22ª colocação geral;

Nota final:  93.16  – 6ª colocação geral.

A UFSC teve 36 cursos de graduação avaliados:

Cursos avaliados:

Engenharia de Produção, Mecânica, Elétrica e Ambiental obtiveram as melhores colocações na UFSC, em 3º, 4º e 5º lugares entre os cursos do tipo no país. Ao todo, 24 cursos da UFSC ficaram entre os dez melhores do país: Administração de empresas (9º); Agronomia (9º); Arquitetura e Urbanismo (7º); Ciências Contábeis (8º); Computação (7º); Comunicação (9º); Design e Artes Visuais (6º); Educação Física (10º); Enfermagem (6º); Engenharia Ambiental (5º); Engenharia Civil (9º); Engenharia de controle e automação (5º); Engenharia de Produção (3º); Engenharia Elétrica (5º); Engenharia Mecânica (4º); Engenharia Química (9º); Farmácia (9º); Filosofia (9º); Física (10º); Letras (9º); Matemática (9º); Odontologia (9º); Psicologia (8º) e Química (9º).

As dez melhores universidades, por ordem de classificação, são: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade de Brasília (UnB) e Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

(FONTE: Agecom/UFSC)

Tags: ensinopúblicaqualidaderankingsuperiorufsc