Estudantes discutem implantação do RU com Pró-reitor de Assuntos Estudantis
Os estudantes do campus Blumenau tiveram a oportunidade de discutir com o Pró-reitor de Assuntos Estudantis, Pedro Luiz Manique Barreto, as condições de implantação do restaurante universitário (RU). Uma audiência pública foi realizada no auditório da Sede Acadêmica, no dia 21/6, com a presença do Pró-reitor, da Direção de Centro e do Núcleo de Assistência Estudantil (NAE).
Atualmente todos os estudantes de graduação regularmente matriculados recebem um auxílio-alimentação provisório, no valor de de R$ 10,50 por dia letivo, para fins de alimentação. Para o público-alvo dos programas assistenciais é concedida a Isenção do Restaurante Universitário (RU), no momento também concedida em forma de depósito, no valor de R$ 24,00 por dia. Hoje o campus Blumenau conta com 226 estudantes com Isenção do RU, 37 bolsistas-permanência e 31 com auxílio-moradia.
Em um universo que já ultrapassa os 1.000 estudantes, as bolsas e isenções já se mostram insuficientes, de modo que o auxílio-alimentação se tornou uma espécie de "bolsa permanência" para muitos alunos. A audiência com o Pró-reitor foi uma oportunidade dos estudantes exporem seus pontos de vista sobre a atual situação estrutural do campus e a extensão das políticas universitárias para além do campus sede.
A vice-Diretora do campus, Ana Julia Dal Forno, aproveitou a oportunidade para ressaltar que a permanência estudantil se realiza por meio de um conjunto de fatores: espaços de estudo e descanso entre as aulas, cantinas para alimentação, laboratórios plenamente equipados, entre outros. A Direção vem tentando sanar, ainda que provisoriamente, alguns desses problemas, com uma ampliação do espaço da biblioteca setorial - hoje principal local de reunião e estudos dos alunos - e a contratação de um food
truck para atender professores, técnicos e estudantes.
Durante os diálogos, o Pró-reitor reforçou que o auxílio não será cortado até o pleno funcionamento do RU, que encontra-se em fase de licitação. A previsão para conclusão do processo é novembro de 2017. Para o início de 2018 as instalações devem estar operando para oferecer refeições no almoço e jantar à comunidade acadêmica de Blumenau. Barreto também garantiu que o compromisso da universidade é assegurar uma alimentação saudável e balanceada e reforçou que o papel de fiscalização da qualidade dos serviços prestados também é dos usuários do restaurante.
Os estudantes entregaram ao Pró-reitor um documento com uma série de questionamentos e sugestões para melhorar a atual situação das bolsas no campus. Sugeriu-se uma reserva de bolsas específica para os campi (Araranguá, Curitibanos, Blumenau e Joinville) e o incremento das vagas de estágio remunerado na UFSC. Além disso, a falta de um campus próprio foi intensamente debatida, uma vez que a universidade está instalada em um espaço alugado que se demonstra insuficiente para abrigar o crescimento das demandas acadêmicas.
(Comunicação UFSC Blumenau)



Como parte da disciplina Fundamentos de Produção de Cerveja (BLU5959), ministrada pelo
ser conferidas na
Fomentar relações cooperativas é essencial para melhorar a relação entre a universidade e o setor produtivo regional, aliando a geração de conhecimentos à prática industrial. Com esse objetivo a UFSC Blumenau participou do “Encontro de Negócios”, evento organizado pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Blumenau e Pomerode (SIMMMEB), na terça-feira (20/6), em Pomerode/SC.
e a UFSC Blumenau, por meio da participação em projetos de extensão, assistência às empresas juniores e oportunidades de estágios obrigatórios, foram algumas das pautas apresentadas pela equipe da universidade.
Chegou o momento de conferir os resultados da avaliação institucional e de curso feita pelos estudantes, técnicos-administrativos em Educação, professores e gestores, a partir de novembro de 2016.
O primeiro ciclo de oficinas do projeto de extensão Ciência Itinerante na Escola, coordenado pela Professora Dra. Leila Procópia do Nascimento, do Centro UFSC Blumenau, encerrou no dia 9 de junho. O objetivo foi possibilitar aos estudantes da educação básica da rede pública a apropriação de conceitos, conteúdos e noções básicas de Química e Matemática, por meio de pequenas experiências científicas. Neste semestre a escola participante foi a EEB Dr Max Tavares D’Amaral, localizada no bairro Itoupava Norte, em Blumenau.
A curiosidade despertada durante as oficinas também se reflete na escolha da futura profissão. Os estudantes dos últimos anos do Ensino Médio, que se encontram na expectativa do vestibular, tiveram a curiosidade despertada pelos cursos ofertados na Universidade Federal de Santa Catarina no município. "Só tenho à agradecer a 15ª GERED – SED e à equipe da referida escola pela acolhida e aos bolsistas voluntários que não mediram esforços para fazer este lindo projeto acontecer”, afirmou a Profª Leila.





