NUFOR convida para palestra sobre atualização da formação docente

26/04/2018 14:55

Clique para ampliar

O Núcleo de Formação Continuada para Profissionais da Educação Básica (NUFOR/UFSC) e o Observatório de Práticas Curriculares UFSC/CNPq convidam para palestra com a Profa. Dra. Giceli Cervi (FURB), com o tema Professores deste e de outros tempos: re(atualização) da formação.

O evento será realizado no dia 08/05 (terça-feira), às 10h, no auditório da Sede Acadêmica (bloco B, 1º andar), sendo público-alvo os professores da rede pública e estudantes de cursos de licenciatura. Haverá certificação aos participantes.

Informações adicionais podem ser solicitadas à organização do evento ()

(Comunicação UFSC Blumenau, com informações NUFOR)

Tags: aperfeiçoamentodocenteeducaçãoensinoformaçãolicenciaturaNUFORpalestraprofessor

UFSC Blumenau contrata técnico em Língua de Sinais

24/04/2018 17:42

O Departamento de Desenvolvimento de Pessoas (DDP) da Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Prodegesp) da UFSC publicou Edital para contratação temporária de Profissionais Técnicos Especializados em Língua de Sinais. São 2 (duas) vagas para atuação no Campus Araranguá e 1 (uma) vaga para atuação no Campus Blumenau.

As inscrições devem ser feitas de 23 a 27 de abril, das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h, na Secretaria da Direção – Sede administrativa (Bloco C) – Sala C202, Rua João Pessoa, nº 2514, fone: (47) 3232-5193 ou (48) 3721-3393.

Mais informações no Edital nº 36 DDP 2018 – técnicos Libras

(Fonte: Portal dos Servidores UFSC Blumenau)

UFSC Blumenau realiza coletiva de imprensa para apresentação do vestibular 2018/2

24/04/2018 12:10

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Centro de Blumenau, convoca os veículos de comunicação da região para a coletiva de imprensa a ser realizada na próxima quarta-feira, 25 de abril, às 10h, no auditório da Sede Acadêmica, para divulgação do Vestibular 2018/2 da UFSC.

Participam da coletiva o diretor do Centro de Blumenau, João Luiz Martins, o pró-reitor de Graduação, Alexandre Marino Costa, e a presidente da Comissão Permanente do Vestibular (Coperve), Maria Luiza Ferraro.

Serviço:

Coletiva de imprensa para tratar do Vestibular 2018/2 da UFSC

Local: auditório da Sede Acadêmica (Rua João Pessoa, 2750, Bairro Velha)
Horário: quarta-feira, 25 de abril, às 10 horas
Mais informações:
(47) 3232-5139 | 5166
blumenau.ufsc.br | ufsc.br

Leia mais:

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio da Comissão Permanente do Vestibular (Coperve), lançou no dia 16 de abril Edital nº 6 para realização do Vestibular UFSC/2018–2. O concurso oferecerá 430 vagas que não estavam contempladas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e aquelas remanescentes das provas efetuadas em dezembro de 2017. A principal novidade é a oferta de Medicina em Araranguá.

As inscrições estarão abertas de 24 de abril a 23 de maio de 2018. Nessa edição, as provas serão realizadas nos dias 7, 8 e 9 de julho nos campi Florianópolis, Araranguá, Blumenau, Curitibanos e Joinville, e nas cidades de Tubarão e Criciúma.

Mais informações no Edital nº 6 – Vestibular UFSC 2018-2

vestibular20182.ufsc.br

Tags: coletivaVestibular

Vestibular 2018/2: UFSC realiza provas em julho para vagas remanescentes e novo curso no campus Araranguá

16/04/2018 14:22

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio da Comissão Permanente do Vestibular (Coperve), lança Edital nº 6 para realização do Vestibular UFSC/2018 – 2, para preenchimento das vagas do novo curso de Medicina, Campus Araranguá, e das vagas remanescentes do Vestibular 2018. As inscrições estarão abertas de 24 de abril a 23 de maio de 2018.

Nessa edição, as provas serão realizadas nos dias 7, 8 e 9 de julho, nos cinco campi da instituição. O concurso oferecerá 430 vagas que não estavam contempladas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e aquelas remanescentes das provas efetuadas em dezembro de 2017. A principal novidade é a oferta de Medicina em Araranguá, campus que ainda oferece os cursos de Engenharia de Computação (diurno e noturno) e Tecnologias da Informação e Comunicação (noturno).

Mais informações no Edital nº 6 – Vestibular UFSC 2018-2 ou pelo site oficial do certame vestibular20182.ufsc.br

(AGECOM/UFSC)

Tags: certameconcursocursoexamegraduaçãoprovapúblicauniversidadeVestibular

Comunidade universitária escolhe Ubaldo para reitor

12/04/2018 11:51

Após a apuração, eleitores de Ubaldo lotaram o auditório da reitoria. (Foto: Henrique Almeida/Agecom/UFSC).

Após 82 dias de campanha, a comunidade da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) conclui seu processo de consulta para novo reitor. Ubaldo César Balthazar foi o candidato mais votado no segundo turno. Com 54,67% dos votos, Ubaldo (52) ficou à frente de Irineu Manoel de Souza (80), que obteve 42,65% dos votos. Foram ainda computados 0,88% de votos brancos e 1,79% de votos nulos.

A apuração iniciou por volta das 21h30 e foi projetada em transmissão ao vivo em telão instalado no Auditório da Reitoria e pela página da UFSC no Facebook. O resultado final foi anunciado pela Comissão Eleitoral da UFSC (Comeleufsc) às 22h35.

A votação

A disposição dos votos entre as categorias teve os seguintes resultados:

Estudantes de graduação e pós-graduação: 18,24% de votos para Ubaldo e 14,61% para Irineu.

Técnicos-administrativos em Educação: 15,51% para Ubaldo e 16,82% para Irineu.

Docentes: 20,91% para Ubaldo e 11,21% para Irineu.

37,81% dos eleitores aptos compareceram às urnas, em um total de 15.236 votantes. Desses 11.180 foram estudantes (34,70% dos estudantes), 3.134 técnicos-administrativos (71,86%) e 1.804 docentes (73,21%).

A comemoração

Assim que os votos terminaram de ser apurados, Ubaldo se deslocou do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), onde se encontrava seu comitê de campanha, rumo à reitoria. No hall do Centro Socioeconômico (CSE) os dois candidatos se encontraram e cumprimentaram-se mutuamente. Em seguida, os apoiadores e eleitores de Ubaldo o acompanharam ao auditório da reitoria, onde discursou por cerca de dez minutos para seus apoiadores presentes.

Foto: Henrique Almeida/Agecom/UFSC

Manifestações dos candidatos

Ubaldo, no trajeto à reitoria, se manifestou sobre sua candidatura, as eleições e seu projeto de gestão. “Cinco meses atrás eu não imaginava esse momento de forma alguma, porque eu não tinha a menor pretensão de ser reitor. Fui escolhido pelo Conselho Universitário para ser reitor pro tempore e no meio do caminho surgiu o pedido de vários colegas para que eu me candidatasse, considerando principalmente a forma como eu estava conduzindo o processo de recuperação da autoestima e equilíbrio da universidade. Isso pela minha forma característica de ser, que é de saber ouvir, de forma tranquila e serena, procurando sempre conversar. Temos um plano de gestão que é factível, com mais de 400 ações para serem realizadas na universidade. Nosso grande projeto é continuar o legado de Cancellier e Alacoque, que foram eleitos em 2015.”

Para esse início de gestão, Ubaldo afirmou que as prioridades serão o Hospital Universitário e a moradia estudantil. “Temos problemas no HU que devem ser retomados imediatamente. E temos também um problema sério na moradia estudantil. As reformas imediatas já estão sendo feitas, mas ainda são poucos quartos para muitos estudantes. Temos muitos alunos carentes que precisariam estar na moradia. Essa é uma questão séria que temos que enfrentar imediatamente e da melhor maneira possível.”

Irineu agradeceu aos eleitores e apoiadores, e ressaltou que, com o fim da campanha, suas atividades como diretor do CSE seguem normalmente: “Fizemos um bom trabalho, mas faltaram os votos. Esperávamos uma votação mais expressiva em todas as categorias, mas não ocorreu. Continuarei na direção do Centro Socioeconômico, dando continuidade ao nosso trabalho, que também é uma atividade bastante nobre dentro da universidade. E desejo ao professor Ubaldo um excelente mandato, uma excelente gestão, e que ele consiga cumprir as propostas e oferecer para a comunidade universitária o que prometeu.”

Próximas etapas

Ainda não há previsão de posse do novo reitor. Após a conclusão do processo de consulta à comunidade universitária, o Conselho Universitário (CUn) indica uma lista tríplice com três candidatos hierarquicamente elencados para escolha da Presidência de República, que é responsável por nomear os dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior.

No primeiro debate entre os candidatos, eles manifestaram que não aceitariam ser indicados pela Presidência da República se não fossem os mais votados na consulta à comunidade universitária.

Gabriel Martins e Daniela Caniçali/Agecom/UFSC

Fotos: Henrique Almeida/Agecom/UFSC

Tags: administraçãoconsultaeleiçãoescolhagestãopleitoreitorufscuniversidade
  • Página 1 de 2
  • 1
  • 2