Estudantes da UFSC Blumenau participam de Seminário Institucional do Pibid na UFSC

12/09/2023 14:45

No dia 2 de setembro, oito estudantes do curso de Licenciatura em Química da UFSC Blumenau participaram do Seminário Institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), que reúne todos os subprojetos do programa da UFSC. O evento foi realizado no Campus Reitor João David Ferreira Lima, em Florianópolis.

Participaram do evento os estudantes Bruna Quost, Horiecel dos Santos, Isabela dos Santos, Jeison Petersen, Julienni Ferreira, Karol Buttchewits, Maryanna Sanches e Raul Schramm. O Seminário é um encontro para que todos os bolsistas de iniciação à docência compartilhem as atividades realizadas nas escolas campo e os impactos do programa para a formação de futuros professores.

Durante o evento, os bolsistas participaram de uma roda de conversa, apresentando a estrutura do subprojeto, e também apresentaram um pôster sobre as atividades desenvolvidas nas escolas campo. O estudante Horiecel dos Santos está na terceira fase do curso de Licenciatura em Química, a primeira como bolsista do Pibid. Ele fez uma avaliação positiva do evento. “Foi muito bom para mim poder trocar experiência com professores e outros Pibidianos de cursos diversos. Esse evento contribuiu bastante na minha formação, porque pude aprender outros meios de dar aulas além dos métodos tradicionais, para tornar as minhas futuras aulas mais interessantes”, avalia.

Sobre o subprojeto

O curso de Licenciatura em Química da UFSC Blumenau participa do Pibid por meio de um subprojeto interdisciplinar com os cursos de Licenciatura em Química e Física da UFSC Florianópolis. No Campus Blumenau, o subprojeto é coordenado pela professora Keysy Nogueira e tem como professora supervisora da educação básica a egressa Morgana Sofia Zilse. As escolas campo contempladas pelo programa atualmente são a EEB Adolpho Konder e a EEB Luiz Delfino.

A coordenadora conta que o subprojeto da UFSC Blumenau vem desenvolvendo diversas atividades, como mapeamento dos espaços físicos, materiais disponíveis e estrutura pedagógico de ensino com observações da sala de aula, planos de aula sobre química forense, elaboração de kits experimentais, proposta de oficina, análise do Projeto Político Pedagógico (PPP), dia da família, entre outras. “As atividades desenvolvidas nas escolas campo permitem que os bolsistas vivenciem aproximações entre a teoria e a prática pedagógica”, explica Keysy.

“Os momentos que o Pibid proporciona de experiência da docência faz com que o bolsista de iniciação à docência possa acessar os conhecimentos vistos no curso de Licenciatura em Química e assim construir os conhecimentos inerentes à docência. A articulação universidade-escola pode ainda contribuir para melhorar a qualidade do ensino na escola campo e o processo formativo de futuros professores na universidade”, finaliza a coordenadora.

Tags: eventoiniciação à docêncialicenciaturapibidQuímica