O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Têxtil seleciona alunos para o mestrado

30/11/2021 16:11

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Têxtil (PGETEX) da UFSC Blumenau está com inscrições abertas para seleção de novos alunos para ingresso em 2022. Estão sendo ofertadas 15 vagas, sendo cinco delas para ações afirmativas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 23 de janeiro.

Todas as vagas ofertadas são para a área de concentração “Desenvolvimento de processos e produtos têxteis”, com temas distribuídos nas seguintes linhas de pesquisa: Engenharia de processos e produtos têxteis; Sustentabilidade no setor têxtil; e Têxteis técnicos, inteligentes e funcionais.

Para se inscrever, o candidato deve preencher o Formulário de Inscrição para Pós-Graduação, anexando todos os documentos solicitados no item 3 de edital. O processo seletivo será composto pela análise da formação acadêmica, da atuação profissional e das atividades científicas dos candidatos, bem como do plano de estudos e do memorial descritivo apresentados.

O resultado final será divulgado no site do programa no dia 18 de fevereiro e o início das aulas está previsto para 7 de março.

Para mais informações sobre o processo seletivo, acesse o edital. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail ou pelo Whatsapp (48) 3271-3336.

Serviço de Comunicação UFSC Blumenau

Tags: Engenharia Têxtilinscrições abertasmestradomestrado gratuitopós-graduação

Segundo dia do Experimenta traz teatros, exposição, música, debate e filmes

30/11/2021 14:47

A partir das 18h desta terça-feira, 30 de novembro, inicia o segundo dia de apresentações da 6ª edição do “Experimenta Pandêmico”. O evento é on-line com transmissão das atrações pelo YouTube da SeCArte.

De 29 de novembro a 03 de dezembro o Experimenta reunirá no YouTube da SeCArte 37 ações culturais desenvolvidas na universidade e produções culturais reconhecidas nacionalmente. A arte expressa-se virtualmente por meio de produções audiovisuais, exposições virtuais, espetáculos teatrais, apresentações ao vivo, performances entre outras atrações. O Experimenta contou com a participação da comunidade acadêmica, recebendo inscrições de alunos, professores e técnicos-administrativos que enviaram propostas em áudio, imagem e vídeo.

Confira a programão desta terça-feira:

18h | Bloco de ações variadas produzido por alunos e professores da UFSC:

Teatro – Enfermaria de Cleber José Bosetti
Audiovisual – A (à) procura da literatura de SC: o Portal Catarina de Thaís Fernandes
Música – Naturaleza dos Gungos de Ronan Caetano
Exposição virtual – Cultura e Identidade no Planalto Catarinense de Karen Wesseler Jung

18h30 | Teatro – [Em]² de Darlan Gebing Scheid

Sinopse: [Em]2 investiga as prisões e liberdades contemporâneas. Preso neste quadrado que pode ser meu quarto, um campo de concentração ou ainda uma prisão dentro de mim mesmo, eu não vejo a hora de decifrar os caminhos para a tão sonhada liberdade. Sou um jovem brasileiro que acreditei na luta por igualdades, conquistas de classe e gênero, mas sigo vendo da janela do meu quarto nosso país sendo colocado à venda. A presença do meu pai ao longo do espetáculo, desvenda as prisões do medo e ódio que corrói a vida humana. Minha mãe se sente fraca mas não cansa de alcançar esperança por baixo da porta. Eu peço ajuda a vocês para lidar com esse novo real através do pouco que tenho, a poesia.

19h | Lançamento – Curta metragem – Pseudologia Fantastica de Rodrigo Garcez

Sinopse: Deslizar… Clicar… Viver…
Quem você finge ser quando fica online?
Quão oposto a você é a pessoa que você se torna?
Pseudologia Fantastica retrata a vida através de um feed de notícias, mostrando como a internet passou a ocupar lugares em nossa vida a ponto de não querermos mais ser um indivíduo, e faz uma crítica ao uso compulsivo das redes sociais, onde todas as pessoas são boas e vivem vidas felizes.

19h30 | Debate – CinePET – ao vivo

O CINEPET é um projeto do Programa de Educação Tutorial (PET Pedagogia) que surge no atual contexto em que estamos enfrentando a Pandemia Covid-19 e realizando as atividades acadêmicas remotamente. O projeto consiste em realizar debates acerca de temas previamente escolhidos a partir de um filme selecionado pelo grupo PET, que deve ser assistido previamente ao encontro. Nesta edição faremos o lançamento do documentário Contarolando: muitas histórias para contar. O encontro acontecerá através de videoconferências em plataformas online.

A ação é aberta ao público externo, tendo como público alvo a comunidade acadêmica e professores da rede pública, com participação integral dos bolsistas do Programa de Educação Tutorial (PET Pedagogia).

Inscriçõesinscricoes.ufsc.br/cinepetcontarolandoparticipantes

20h30 | Documentário – Cantarolando: muitas historias para contar

Sinopse: Em comemoração aos 10 anos do grupo Contarolando, o PET Pedagogia da Universidade Federal de Santa Catarina lança este documentário sobre a trajetória de alunos, professores, escritores e comunidade escolar de ensino de Florianópolis.

[ Acesse aqui a programação completa ]

O “Experimenta Pandêmico” é realizado pela SeCArte, Departamento Artístico Cultural (DAC), Departamento de Cultura e Eventos (DCEVEN) com o apoio do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), Departamento de Artes (ART), cursos de graduação em Artes CênicasCinema e do Programa de Educação Tutorial (PET Pedagogia). O evento objetiva, principalmente, mostrar o que é produzido em arte na universidade, ligado à pesquisa, ensino e extensão, proporcionando visibilidade das ações artísticas concebidas no meio acadêmico.

Notícias da UFSC

Tags: arteculturaExperimentaSECARTE

UFSC Blumenau promove série de palestras sobre comunicação assertiva

30/11/2021 10:27

No dia 7 de dezembro, a UFSC Blumenau promove a palestra “Apresentação de alto impacto: vença a timidez e conquiste o sucesso profissional”, com a psicóloga Cíntia Lopes. O evento será online e aberto ao público em geral, com transmissão ao vivo pelo canal da UFSC Blumenau no YouTube, a partir das 18h. A palestra faz parte do evento de extensão Comunicação assertiva, realizado por alunos e professores do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Têxtil (PGETEX).

A organização do evento é composta pelos mestrandos Michele Schmidt e Renan Felinto e pelas professoras Catia Rosana Lange de Aguiar, Andrea Cristiane Krause Bierhalz e Fernanda Steffens, além do chefe do Serviço de Comunicação e Eventos Institucionais do Campus Blumenau, Felipe Iop Capeleto.

A professora Fernanda Steffens conta que a ideia de realizar o evento surgiu dos próprios alunos do mestrado, durante a realização do estágio docência. “Este é um assunto tão pertinente, pois na verdade ninguém é preparado a lecionar ou fazer uma apresentação oral. Entretanto, todos somos cobrados por resultados a partir de reuniões, aulas, entre outras situações”, explica.

O principal objetivo do evento é encorajar a comunidade, interna e externa à UFSC, a tornar sua comunicação mais assertiva, seja dentro da atividade acadêmica, como na apresentação de seminários ou em aulas expositivas, bem como nas relações cotidianas, como em uma conversa informal ou reunião de trabalho. “Alguém já disse que ‘palavras ditas não voltam’ e precisamos ser assertivos dentro desta esfera”, conclui Fernanda.

Esta será a primeira de uma série de três palestras que compõem o evento. As próximas serão realizadas em fevereiro e março de 2022, todas com foco em comunicação assertiva.

Para participar, não é necessário fazer inscrição prévia. Será emitido certificado para todos que acompanharem o evento pelo canal da UFSC Blumenau no YouTube e assinarem a lista de presença.

(acesse o vídeo e clique em “Definir lembrete” para ser avisado quando o evento iniciar)

Sobre a palestrante

Cíntia Lopes é mestra em Psicologia pela UFSC, especialista em comunicação verbal e superação do medo. Atua como palestrante e consultora corporativa nas áreas de gestão, vendas, comunicação e comportamento. Pós-graduada em Novas Mídias, Rádio e Televisão. Possui formação em Programação Neurolinguística pela Sommer Consulting (USA) e certificada internacionalmente pelo UPW Anthony Robbins (USA). É autora de vários livros, entre eles o mais recente Quem se comunica enriquece, lançado em maio deste ano.

Serviço de Comunicação UFSC Blumenau

Tags: comunicação assertivaExtensãopalestra

UFSC Blumenau realiza entrega de material arrecadado na campanha “Todos contra a pobreza menstrual”

29/11/2021 15:32

O Campus Blumenau da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realizou na manhã desta segunda-feira, 29 de novembro, a entrega simbólica do material arrecadado durante a campanha “Todos contra a pobreza menstrual”, realizada durante o mês de outubro, para a Prefeitura de Blumenau. O encontro aconteceu no Gabinete do Prefeito.

Estiveram presentes a coordenadora da campanha na UFSC Blumenau, professora Selene de Souza Siqueira Soares, o prefeito Mário Hildebrandt, a vice-prefeita Maria Regina Soar, e a secretária de Educação Patrícia Lueders, além de representantes do Instituto Vida, que foi parceiro da UFSC Blumenau na campanha, e das instituições que serão beneficiadas com as doações.

Os absorventes arrecadados serão doados a cinco instituições de contraturno escolar, localizadas em comunidades em situação de vulnerabilidade social do município de Blumenau. Além dos absorventes, as instituições também receberão caixinhas que serão afixadas nos banheiros femininos para disponibilizar os absorventes às alunas. Ao todo, as instituições atendem cerca de 160 meninas que estudam do 5º ao 9º ano do ensino fundamental.

A secretária de Educação Patrícia Lueders explicou que as cinco instituições de contraturno escolar foram escolhidas como um projeto piloto. “A ideia é, no futuro, ampliar para todas as escolas do município”, disse. O prefeito Mario Hildebrandt apoiou a escolha das instituições. “É preciso levar o projeto primeiramente para os lugares que mais precisam”, disse.

A professora Selene ressaltou que, além da doação do material, a ideia é realizar conversas com as meninas sobre menstruação. “É uma questão de educação. Precisamos discutir como é a trajetória dessas meninas até o mercado de trabalho. Elas têm que lidar, desde muito cedo, com cólica, dor de cabeça, inchaço, coisas que os meninos não têm. O ambiente escolar precisa dar apoio a essas meninas e fornecer absorventes é uma forma de trazer algum conforto para elas”, explicou.

“Meu sonho é encontrar, daqui a cinco ou seis anos, essas meninas como estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina. É muito emocionante mudar vidas por meio da educação”, avalia Selene. A professora revelou ainda que a ideia é tornar a ação regular na UFSC Blumenau.

A vice-prefeita finalizou lembrando que o prefeito de Blumenau já sancionou a lei 9.085, de 22 de outubro de 2021, que institui o Programa permanente de combate à pobreza menstrual e incentivo à saúde íntima feminina no município de Blumenau. “Contem conosco para avançar neste projeto tão importante para meninas que não têm acesso a absorventes. Esse é um trabalho em rede que precisa ser fortalecido”, disse Maria Regina.

A entrega realizada nesta segunda-feira foi apenas um ato simbólico. Todo o material arrecadado será entregue nas instituições nos próximos dias. Ao todo, a campanha arrecadou cerca de 2.600 absorventes descartáveis. "Gostaria de agradecer imensamente a toda comunidade, interna e externa, que participou da campanha, seja realizando doações ou ajudando na divulgação", declara a coordenadora. Além da professora Selene, a ação de extensão contou com a participação das alunas Cecília Vargas Gonçalves, Gabriela Lavrati, Gabriela Simon e Luiza Helena Ferreira Moreira, e com o apoio do Serviço de Comunicação e Eventos Institucionais (Felipe Iop Capeleto e Daiana Martini) e da Diretoria Administrativa (Carolina Suelen da Silva).

Serviço de Comunicação UFSC Blumenau

Tags: campanhadoaçãoExtensãopobreza menstrual

Aberto credenciamento de alunos para atuarem no Vestibular UFSC 2022

29/11/2021 13:35

Está aberto o período de credenciamento de estudantes que queiram compor as equipes de fiscalização na aplicação das provas do Vestibular UFSC 2022, a serem realizadas nos dias 29 e 30 de janeiro de 2022, de forma presencial. O cadastro pode ser feito até o dia 12 de dezembro, exclusivamente por meio do preenchimento do formulário eletrônico disponível no site do Campus Blumenau.

Podem se cadastrar alunos da UFSC Blumenau, regularmente matriculados nos cursos de graduação ou de pós-graduação, e que tenham uma conta corrente ativa em seu nome. O pagamento será feito por meio de bolsa de auxílio financeiro aos estudantes. O valor da bolsa será de R$ 230,33.

A divulgação dos colaboradores selecionados será feita a partir do dia 18 de janeiro. Para mais informações, acesse o edital. Em caso de dúvida, entrar em contato pelo e-mail .

Serviço de Comunicação UFSC Blumenau

Tags: fiscaisinscrições abertasVestibularUFSC2022

‘Experimenta Pandêmico’ começa programação artístico-cultural nesta segunda

26/11/2021 09:15

O ‘Experimenta Pandêmico’, evento que pretende mostrar o que é produzido em arte na universidade ligado à pesquisa, ensino e extensão, retorna ao cenário artístico e cultural da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) a partir da próxima segunda, 29 de novembro, até o dia 3 de dezembro. Assim como na ultima edição, o evento será totalmente virtual, apresentando espetáculos nas mais diversas formas de expressão artística.

O evento reunirá, no YouTube da Secretaria de Cultura e Arte da UFSC (SeCArte), ações culturais desenvolvidas na universidade. A arte expressa-se virtualmente por meio de produções audiovisuais, exposições virtuais, espetáculos teatrais, apresentações ao vivo, performances entre outras atrações. O Experimenta contou com a participação da comunidade acadêmica, recebendo inscrições de alunos, professores e técnicos-administrativos que enviaram propostas em áudio, imagem e vídeo.

[ Acesse aqui a prévia da programação ]

Além da produção artística desenvolvida na UFSC, o Experimenta apresenta atrações convidadas. Na segunda-feira, 29 de novembro, às 19h, no canal do YouTube da SeCArte, será apresentado o espetáculo Insônia – Titus Macbeth. A montagem, assinada por André Guerreiro Lopes, Macbeth e Titus Andronicus, duas das mais intrigantes tragédias de Shakeaspeare se fundem no espetáculo, que proporciona, ao espectador em casa, uma experiência imersiva.

Na trama, Lady Macbeth, interpretada por Djin Sganzerla, conduz o espectador por uma história de ambição e assassinato, enquanto este segue Titus, interpretado por Helena Ignez, em sua insana busca por vingança. As câmeras circulam livremente entre os atores em uma grande instalação, criando a sensação de estar dentro do palco, junto dos personagens. A trilha sonora binaural completa a experiência, criando efeitos sonoros tridimensionais, sons e vozes que parecem vir de todas as direções.

Cena 11 – Matéria Escura. Foto: Cristiano Prim

Outro destaque é o grupo de Florianópolis Cena 11, que no dia 2 de dezembro, quinta-feira, retorna ao palco virtual do evento com o espetáculo Matéria escura. A produção estava agendada para o mês de abril abril 2020 na cidade Frankfurt, mas devido a pandemia o Cena 11 teve que reinventar seu modo de trabalhar, e por consequência a própria peça coreográfica.

Matéria escura estreou dia 17 de setembro de 2021, como um espetáculo híbrido transmitido da sala de ensaios em Florianópolis, sem plateia presencial. Mas, no futuro, quando o grupo retornar às salas de teatro, o espetáculo manterá seu formato como foi concebido e sempre será transmitido em tempo real pela internet.

Para a Secretária de Cultura e Arte da UFSC,  Maria de Lourdes Alves Borges, o Experimenta é um momento de mostrar o que a UFSC faz em termos de arte. “Além disso, trazemos espetáculos de fora, que dialoguem com a nossa comunidade. A arte tem se afirmado cada vez mais como resistência”, diz.

O evento é realizado pela SeCArte, Departamento Artístico Cultural (DAC), Departamento de Cultura e Eventos (DCEVEN) com o apoio do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), Departamento de Artes (ART) e dos cursos de graduação em Artes Cênicas e Cinema da UFSC.

Serviço:

O quê: Experimenta Pandêmico | 6ª edição
Quando: de 29/11 a 03/12/2021
Onde: YouTube da SeCArte
Programação: Acesse aqui a prévia da programação
Redes sociais: instagram.com/secarte.ufsc | facebook.com/secarte.ufsc
E-mail:

Notícias da UFSC

Tags: arteculturaExperimentaSECARTE

Programação do mês da Consciência Negra na UFSC começa na segunda-feira

25/11/2021 15:53

Novembro Negro e o enfrentamento ao racismo institucional é o mote dos dois dias de programação da Universidade Federal de Santa Catarina em alusão ao mês da Consciência Negra. As atividades contarão com transmissão pelo canal do Youtube da Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidades (SAAD). As inscrições devem ser feitas via formulário.

Com essa agenda, a Coordenadoria de Relações Étnico Raciais e Diversidades (COEMA), recentemente criada, promove sua primeira ação pública junto à comunidade universitária, com dois dias de ação articulada e multicampi, para fortalecer coletivamente o trabalho de enfrentamento ao racismo institucional.

No dia 29, a coordenadoria será apresentada, com um panorama histórico da luta antiracista na UFSC (o protagonismo dos coletivos negros), apresentação das ações nos campi e diálogo sobre articulação institucional no enfrentamento ao racismo contra estudantes.

Já no dia 30, haverá um diálogo com a autora Jeruse Romão sobre a obra Antonieta de Barros: Professora, escritora, jornalista, primeira deputada catarinense e negra do Brasil e um debate sobre o papel da universidade para o povo preto – entre avanços e desafios.

Confira a programação
ATIVIDADE 1: Enfrentamento ao racismo institucional: aquilombar para avançar!
Dia 29/11 14h30
Atividade ampliada com convidados de movimentos sociais, estudantes, docentes, TAEs e gestores.
Apresentação da COEMA/SAAD UFSC
Panorama histórico da luta antiracista na UFSC (o protagonismo dos coletivos negros)
Apresentação das ações nos campi da UFSC
Diálogo sobre articulação institucional no enfrentamento ao racismo contra estudantes.

ATIVIDADE 2: Resistências negras nos espaços de poder: o legado de Antonieta de Barros
Dia 30/11 – 14h30 pelo canal do YouTube da SAAD.
Diálogo com a autora Jeruse Romão sobre sua obra “Antonieta de Barros: Professora, escritora, jornalista, primeira deputada catarinense e negra do Brasil” feito por Zâmbia Osório dos Santos (Professora e doutoranda em Educação na UFSC/Grupos Literalise e Alteritas).

ATIVIDADE 3: O papel da universidade para o povo preto – entre avanços e desafios.
Mesa redonda com Docentes e Estudante sobre os desafios atuais no ensino superior.
30/11 – 18h30 pelo canal do YouTube da SAAD.
Profª Drª Francis Tourinho – Secretária de Ações afirmativas da UFSC
Profª Ms Andreia de Sousa – Docente em Biblioteconomia e membro do NEAB/UDESC
Joyce Santos – Graduanda do Curso de Serviço Social da UFSC e membro do Coletivo Magali

Mais eventos

Em Curitibanos o Coletivo Curitiblack promove a atividade de semana da consciência negra “Reparação e Exaltação”. Em Araranguá,  GT PróNEABI-ARA, criado recentemente no campus, realiza o 1º Seminário de estudos afro-brasileiros, indígenas, quilombolas e de ações afirmativas do Campus Araranguá. Também o Grupo Alteritas promoveu, no dia 9, uma live de abertura de seus estudos sobre Beatriz Nascimento e segue divulgando as ações do mês por meio de suas mídias sociais.

Leia mais:
Pesquisadora mapeia trajetórias negras e racismos na infância
Professora leva temática antirracista em projetos de extensão para assistentes sociais

Notícias da UFSC

Tags: coemaDia da Consciência NegraNovembro Negrosaad
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.