Segundo dia do Experimenta traz teatros, exposição, música, debate e filmes

30/11/2021 14:47

A partir das 18h desta terça-feira, 30 de novembro, inicia o segundo dia de apresentações da 6ª edição do “Experimenta Pandêmico”. O evento é on-line com transmissão das atrações pelo YouTube da SeCArte.

De 29 de novembro a 03 de dezembro o Experimenta reunirá no YouTube da SeCArte 37 ações culturais desenvolvidas na universidade e produções culturais reconhecidas nacionalmente. A arte expressa-se virtualmente por meio de produções audiovisuais, exposições virtuais, espetáculos teatrais, apresentações ao vivo, performances entre outras atrações. O Experimenta contou com a participação da comunidade acadêmica, recebendo inscrições de alunos, professores e técnicos-administrativos que enviaram propostas em áudio, imagem e vídeo.

Confira a programão desta terça-feira:

18h | Bloco de ações variadas produzido por alunos e professores da UFSC:

Teatro – Enfermaria de Cleber José Bosetti
Audiovisual – A (à) procura da literatura de SC: o Portal Catarina de Thaís Fernandes
Música – Naturaleza dos Gungos de Ronan Caetano
Exposição virtual – Cultura e Identidade no Planalto Catarinense de Karen Wesseler Jung

18h30 | Teatro – [Em]² de Darlan Gebing Scheid

Sinopse: [Em]2 investiga as prisões e liberdades contemporâneas. Preso neste quadrado que pode ser meu quarto, um campo de concentração ou ainda uma prisão dentro de mim mesmo, eu não vejo a hora de decifrar os caminhos para a tão sonhada liberdade. Sou um jovem brasileiro que acreditei na luta por igualdades, conquistas de classe e gênero, mas sigo vendo da janela do meu quarto nosso país sendo colocado à venda. A presença do meu pai ao longo do espetáculo, desvenda as prisões do medo e ódio que corrói a vida humana. Minha mãe se sente fraca mas não cansa de alcançar esperança por baixo da porta. Eu peço ajuda a vocês para lidar com esse novo real através do pouco que tenho, a poesia.

19h | Lançamento – Curta metragem – Pseudologia Fantastica de Rodrigo Garcez

Sinopse: Deslizar… Clicar… Viver…
Quem você finge ser quando fica online?
Quão oposto a você é a pessoa que você se torna?
Pseudologia Fantastica retrata a vida através de um feed de notícias, mostrando como a internet passou a ocupar lugares em nossa vida a ponto de não querermos mais ser um indivíduo, e faz uma crítica ao uso compulsivo das redes sociais, onde todas as pessoas são boas e vivem vidas felizes.

19h30 | Debate – CinePET – ao vivo

O CINEPET é um projeto do Programa de Educação Tutorial (PET Pedagogia) que surge no atual contexto em que estamos enfrentando a Pandemia Covid-19 e realizando as atividades acadêmicas remotamente. O projeto consiste em realizar debates acerca de temas previamente escolhidos a partir de um filme selecionado pelo grupo PET, que deve ser assistido previamente ao encontro. Nesta edição faremos o lançamento do documentário Contarolando: muitas histórias para contar. O encontro acontecerá através de videoconferências em plataformas online.

A ação é aberta ao público externo, tendo como público alvo a comunidade acadêmica e professores da rede pública, com participação integral dos bolsistas do Programa de Educação Tutorial (PET Pedagogia).

Inscriçõesinscricoes.ufsc.br/cinepetcontarolandoparticipantes

20h30 | Documentário – Cantarolando: muitas historias para contar

Sinopse: Em comemoração aos 10 anos do grupo Contarolando, o PET Pedagogia da Universidade Federal de Santa Catarina lança este documentário sobre a trajetória de alunos, professores, escritores e comunidade escolar de ensino de Florianópolis.

[ Acesse aqui a programação completa ]

O “Experimenta Pandêmico” é realizado pela SeCArte, Departamento Artístico Cultural (DAC), Departamento de Cultura e Eventos (DCEVEN) com o apoio do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), Departamento de Artes (ART), cursos de graduação em Artes CênicasCinema e do Programa de Educação Tutorial (PET Pedagogia). O evento objetiva, principalmente, mostrar o que é produzido em arte na universidade, ligado à pesquisa, ensino e extensão, proporcionando visibilidade das ações artísticas concebidas no meio acadêmico.

Notícias da UFSC

Tags: arteculturaExperimentaSECARTE