UFSC Blumenau realiza entrega de material arrecadado na campanha “Todos contra a pobreza menstrual”

29/11/2021 15:32

O Campus Blumenau da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realizou na manhã desta segunda-feira, 29 de novembro, a entrega simbólica do material arrecadado durante a campanha “Todos contra a pobreza menstrual”, realizada durante o mês de outubro, para a Prefeitura de Blumenau. O encontro aconteceu no Gabinete do Prefeito.

Estiveram presentes a coordenadora da campanha na UFSC Blumenau, professora Selene de Souza Siqueira Soares, o prefeito Mário Hildebrandt, a vice-prefeita Maria Regina Soar, e a secretária de Educação Patrícia Lueders, além de representantes do Instituto Vida, que foi parceiro da UFSC Blumenau na campanha, e das instituições que serão beneficiadas com as doações.

Os absorventes arrecadados serão doados a cinco instituições de contraturno escolar, localizadas em comunidades em situação de vulnerabilidade social do município de Blumenau. Além dos absorventes, as instituições também receberão caixinhas que serão afixadas nos banheiros femininos para disponibilizar os absorventes às alunas. Ao todo, as instituições atendem cerca de 160 meninas que estudam do 5º ao 9º ano do ensino fundamental.

A secretária de Educação Patrícia Lueders explicou que as cinco instituições de contraturno escolar foram escolhidas como um projeto piloto. “A ideia é, no futuro, ampliar para todas as escolas do município”, disse. O prefeito Mario Hildebrandt apoiou a escolha das instituições. “É preciso levar o projeto primeiramente para os lugares que mais precisam”, disse.

A professora Selene ressaltou que, além da doação do material, a ideia é realizar conversas com as meninas sobre menstruação. “É uma questão de educação. Precisamos discutir como é a trajetória dessas meninas até o mercado de trabalho. Elas têm que lidar, desde muito cedo, com cólica, dor de cabeça, inchaço, coisas que os meninos não têm. O ambiente escolar precisa dar apoio a essas meninas e fornecer absorventes é uma forma de trazer algum conforto para elas”, explicou.

“Meu sonho é encontrar, daqui a cinco ou seis anos, essas meninas como estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina. É muito emocionante mudar vidas por meio da educação”, avalia Selene. A professora revelou ainda que a ideia é tornar a ação regular na UFSC Blumenau.

A vice-prefeita finalizou lembrando que o prefeito de Blumenau já sancionou a lei 9.085, de 22 de outubro de 2021, que institui o Programa permanente de combate à pobreza menstrual e incentivo à saúde íntima feminina no município de Blumenau. “Contem conosco para avançar neste projeto tão importante para meninas que não têm acesso a absorventes. Esse é um trabalho em rede que precisa ser fortalecido”, disse Maria Regina.

A entrega realizada nesta segunda-feira foi apenas um ato simbólico. Todo o material arrecadado será entregue nas instituições nos próximos dias. Ao todo, a campanha arrecadou cerca de 2.600 absorventes descartáveis. "Gostaria de agradecer imensamente a toda comunidade, interna e externa, que participou da campanha, seja realizando doações ou ajudando na divulgação", declara a coordenadora. Além da professora Selene, a ação de extensão contou com a participação das alunas Cecília Vargas Gonçalves, Gabriela Lavrati, Gabriela Simon e Luiza Helena Ferreira Moreira, e com o apoio do Serviço de Comunicação e Eventos Institucionais (Felipe Iop Capeleto e Daiana Martini) e da Diretoria Administrativa (Carolina Suelen da Silva).

Tags: campanhadoaçãoExtensãopobreza menstrual