Professores de Matemática da rede pública de Jaraguá do Sul participam de curso de aperfeiçoamento no Campus Blumenau

07/02/2020 14:45

Um grupo de quinze docentes de Matemática, da rede municipal de educação de Jaraguá do Sul/SC, participou, no dia 6/2, de um curso de aperfeiçoamento promovido pelo Laboratório de Ensino de Matemática (LEMA), do Departamento de Ciências Exatas e Educação (CEE) do Centro de Blumenau. A iniciativa, coordenada pelo professor Jorge Cássio Costa Nóbriga, foi realizada no próprio laboratório. Dentre as atividades propostas, houve a exploração dos materiais didáticos produzidos pelo LEMA e demonstrações de uso das plataformas Geogebra e Khan Academy.

De acordo com a Assessora da Disciplina de Matemática da Secretaria Municipal de Educação de Jaraguá do Sul,  Roseli Aparecida Borges Fanhani, o contato para viabilizar a capacitação iniciou ainda em dezembro de 2019. "Eu estava buscando trazer inovação para formação de professores em 2020 e tinha o interesse de levá-los para conhecer novos ambientes. Foi quando encontrei a página do laboratório na internet e achei muito interessante o trabalho desenvolvido nele", explicou. Para Roseli, muitos dos materiais são fáceis de fazer e/ou acessar e seu uso pode dinamizar sobremaneira a aprendizagem em sala de aula.

O professor Flávio Gustavo Pomianowsky, que atua há seis anos na área, avaliou positivamente a experiência. "Seria bom que tivesse um curso mais aprofundado só sobre cada uma das plataformas. Tem muita coisa para fazer e aprender", comenta. Atualmente o docente leciona aulas para o 6º e 7º anos e vê aplicação das ferramentas do Geogebra principalmente para a compreensão de operações com frações. Flávio também achou os vídeos presentes na plataforma Khan Academy muito úteis, mas faz ressalvas: "é preciso adaptar as estratégias de acordo com os recursos de cada escola. Nem todas ainda estão equipadas com computadores ou uma boa rede de internet". Saindo do mundo digital e indo ao analógico, o professor contou ainda que já conseguiu desenvolver boas práticas com jogos. "Conseguimos criar um jogo com dados (ASMD*) - para a Feira Regional de Ciências da Rede Estadual de Jaraguá do Sul, em 2016", relatou.

Com apenas três meses de experiência como professor, Gerson dos Santos, que leciona para o 6º e 9º anos, demonstrou empolgação com o curso. Ele teve contato com o Geogebra ainda na época da faculdade, mas segundo o docente, a plataforma avançou muito quanto às funcionalidades disponíveis. "Os estudantes têm dificuldade de visualizar principalmente frações e alguns conteúdos de geometria espacial. Mas com o Geogebra isso fica muito mais claro", explicou. Para Gerson a mudança quanto ao aproveitamento dos conteúdos, por parte dos alunos, com o uso de novas tecnologias, é expressivo. "Quando comparado ao método expositivo tradicional, nossa! Eles entendem bem melhor. Os alunos são mais aptos nesse mundo digital, na verdade, esse é o mundo deles hoje", afirmou.

Para 2020 há a perspectiva de realização de um novo curso, ministrado pelo professor Jorge Cássio, em Jaraguá do Sul, focado em Geogebra. De acordo com Roseli Fanhani, outras possibilidades também serão estudadas em parceria com a UFSC Blumenau, como a elaboração de recursos didáticos específicos para pessoas com deficiência visual.

*ASMD = Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão.

Veja as fotos:

(Camila Collato/Comitê de Comunicação UFSC Blumenau)

Tags: cursodocênciaeducaçãoensinoprofessorufsc