Coordenador do Profmat participa de encontro na Capes em Brasília

11/04/2024 09:09

Foto: Guilherme Pera - CGCOM/Capes

O professor Felipe Delfini Caetano Fidalgo participou, na semana passada, do encontro de coordenadores do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat), que reuniu representantes de todo o país. O evento foi realizado nos dias 1º, 2 e 3 de abril, em Brasília.

Felipe conta que um dos principais temas abordados foi a mudança no regimento do programa nacional, que saiu da área Matemática/Probabilidade Estatística para Ciências e Humanidades para a Educação Básica. Além disso, também foram discutidos temas como a matriz curricular, o aumento do financiamento de bolsas (atualmente 30% dos estudantes é bolsista) e a ampliação da oferta do ensino híbrido.

No primeiro dia, os coordenadores se reuniram na Universidade de Brasília (UnB). No segundo dia, o encontro aconteceu na sede da Capes, com a presença da diretora de Educação a Distância da Capes, Suzana dos Santos Gomes. Já no terceiro dia, os coordenadores se reuniram com o professor Luis Reznik da Diretoria de Avaliação da Capes para tratar das diretrizes de avaliação da nova área em que o programa se enquadra.

Foto: arquivo pessoal

De acordo com o coordenador, outros temas tratados foram a extinção dos selos do nacional nos diplomas e a possibilidade de professores contratados de forma temporária poderem receber bolsas. “Foi um encontro muito produtivo, com discussões francas e sensíveis sobre os problemas do programa nacionalmente, em que pudemos levar a visão ‘da ponta da linha’ para a Coordenação Nacional e para a Capes”, avalia Felipe.

Na próxima terça-feira, dia 16 de abril, o colegiado do programa na UFSC Blumenau se reunirá para discutir as mudanças.

Sobre o Profmat e o ProEB

O Profmat teve início em 2011 e é o mais antigo dos Programas Profissionais para Professores da Educação Básica (ProEB). Também é o maior, com 106 instituições de ensino superior associadas. A Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) coordena o programa, em parceria com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa). De 2020 a 2023, foram ofertadas 17.568 vagas pelo ProEB. Quase um terço veio do mestrado em Matemática: 5.353. Para 2024, outras 1,8 mil estão previstas.

O ProEB proporciona a formação continuada stricto sensu, em nível de mestrado e doutorado profissionais, aos professores em exercício na rede pública de educação básica, com aulas semipresenciais. O programa, criado em 2011, apoia as instituições associadas, responsáveis pela implantação e execução de cursos em todo o território nacional, com áreas de concentração e temáticas vinculadas diretamente à melhoria da educação básica. Ao todo, são 13 programas de mestrado e um de doutorado.

Na UFSC Blumenau, o Profmat iniciou em 2018 e já formou 25 mestres em Matemática.

Serviço de Comunicação UFSC Blumenau, com informações da CGCOM/Capes

Tags: Capesencontroformação de professoresPROFMAT