Evento marca lançamento de nova edição da campanha “Todos contra a pobreza menstrual”

27/05/2022 11:10

O Campus Blumenau da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realiza na próxima quarta-feira, 1º de junho, o evento de lançamento da nova edição da campanha Todos contra a pobreza menstrual. A data também marca o início da arrecadação de absorventes descartáveis, que serão doados para a rede pública municipal de ensino para atender meninas estudantes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental. Este ano, a organização da campanha conta com o reforço do Coletivo Feminino da UFSC Blumenau.

Na primeira edição da campanha, realizada no ano passado quando a UFSC ainda estava com as atividades presenciais suspensas, foram arrecadados cerca de 2.600 absorventes descartáveis, que foram destinados à instituições de ensino de contraturno escolar, localizadas em comunidades em situação de vulnerabilidade social do município de Blumenau. Com o retorno das atividades presenciais, o objetivo é aumentar o número de doações.

Apesar de ser um problema que existe desde sempre, a pobreza menstrual começou a ganhar visibilidade no ano passado, quando o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) publicaram um estudo sobre o tema. Pela primeira vez, foram apresentados dados da pobreza menstrual no Brasil, o que fomentou a discussão social e o desenvolvimento de políticas públicas.

A pobreza menstrual é a falta de acesso à higiene pessoal durante o período menstrual, seja por falta de saneamento básico, itens de higiene básica e até de conhecimento sobre saúde da mulher. Atinge majoritariamente meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade social e econômica. Uma das consequências desse tipo de desigualdade pode ser refletida na educação, visto que muitas meninas deixam de ir à escola no período menstrual por falta de absorventes.

Doações recebidas na primeira edição da campanha

A campanha é um projeto de extensão da UFSC Blumenau, coordenado pela professora Selene de Souza Siqueira Soares, do Departamento de Engenharia Têxtil. Ela conta que o objetivo é, além de arrecadar os absorventes, ampliar o debate acadêmico sobre o tema. “Diante desse problema de saúde pública, é evidente a importância de ações que proporcionem o debate público, buscando garantir a dignidade das meninas e o acesso à educação. A Universidade tem papel importante nessa construção social e deve ampliar seus espaços de diálogo com a comunidade”, explica.

O evento de lançamento da campanha terá como tema Desafios da Educação Feminina e contará com a presença de um representante da Secretaria da Educação de Blumenau, de coordenadoras de instituições já beneficiadas pela campanha do ano passado e do Coletivo Feminino da UFSC Blumenau. A mediação ficará por conta da coordenadora do projeto. Os participantes do evento receberão certificado e haverá um coffee break.

Como fazer sua doação

De 1º a 30 de junho, a UFSC Blumenau receberá doações de absorventes descartáveis, que podem ser entregues nas recepções dos blocos A e C, de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h. Há caixas para a coleta das doações, identificadas com a marca da campanha, em ambas as recepções. Para pessoas de fora de Blumenau, ou que não podem se deslocar até a UFSC pessoalmente, é possível mandar entregar as doações no seguinte endereço: Rua João Pessoa, 2750, bairro Velha, Blumenau/SC, CEP 89036-256.

Serão recebidos apenas absorventes descartáveis. Coletores menstruais e absorventes reutilizáveis demandam uso e limpeza adequados, e nem sempre o público-alvo da campanha (meninas do 5º ao 9º ano do ensino fundamental) terá conhecimento e condições para manter o uso correto desses produtos. Para populações em situação de vulnerabilidade social, a melhor escolha é a mais segura.

Tags: campanhadoaçãoeventoExtensãopobreza menstrualTodos contra a pobreza menstrual