UFSC Blumenau oferece atividades do Programa de Iniciação Científica Jr. da OBMEP

18/05/2022 14:47

No dia 23 de abril, a UFSC Blumenau começou a oferecer as aulas do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). O PIC é voltado para estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio que já receberam alguma medalha na OBMEP.

O PIC é um programa que propicia aos estudantes premiados da OBMEP entrar em contato com interessantes questões no ramo da Matemática, ampliando o seu conhecimento científico e preparando-o para um futuro desempenho profissional e acadêmico. Aqui na UFSC Blumenau estão sendo ofertadas duas turmas do PIC Presencial e oito turmas do PIC Virtual, onde são realizados encontros remotos. Todas as aulas acontecem aos sábados.

Os alunos do PIC têm acesso a um fórum virtual, elaborado pela OBMEP, no qual, com ajuda de moderadores, realizam tarefas complementares às aulas. O material didático é preparado especialmente para os alunos nos diferentes níveis de participação e são todos gratuitos.

Estudantes medalhistas que estão matriculados em escola pública recebem ainda uma bolsa mensal de R$ 100 para participar do projeto. Além dos premiados, alunos da região são convidados a integrarem as turmas presenciais. Os professores das turmas do PIC são todos estudantes dos cursos de graduação da UFSC Blumenau, e também recebem uma bolsa e treinamento específico oferecido pelos coordenadores Felipe Vieira e Louise Reips.

Este projeto - assim como outros realizados em Blumenau - são todos coordenados e promovidos pela SOMA, a Sala das Olimpíadas de Matemática, um laboratório especialmente criado pela UFSC Blumenau para lidar com as olimpíadas de Matemática da região de Blumenau.

Os objetivos do PIC são:

• Despertar nos alunos o gosto pela Matemática e pela ciência em geral;
  • Motivar os alunos na escolha profissional pelas carreiras científicas e tecnológicas;
  • Aprofundar o conhecimento matemático dos alunos, por meio de resolução e redação de soluções de problemas, leitura e interpretação de textos matemáticos;
  • Desenvolver nos alunos algumas habilidades tais como: sistematização, generalização, analogia e capacidade de aprender por conta própria ou em colaboração com os demais colegas;
  • Incentivar o aprimoramento matemático dos professores, em especial dos professores dos alunos bolsistas;
  • Estimular uma articulação entre as escolas e as universidades.

Para mais informações sobre o PIC na UFSC Blumenau, acesse o site: olimpiadas.ufsc.br/pic

Serviço de Comunicação UFSC Blumenau, com informações do professor Felipe Vieira e do site obmep.org.br

Tags: ExtensãoMatemáticaOBMEPSala das Olimpíadas de MatemáticaSOMA