Coperve divulga aprovados em quatro processos seletivos para cursos de graduação da UFSC

19/05/2021 17:35

A Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) divulgou nesta quarta-feira, 19 de maio, as listas de classificados em quatro processos seletivos de ingresso em cursos de graduação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Nestes concursos foram oferecidas 357 vagas, distribuídas em 105 cursos de graduação nos cinco campi universidade, sendo 210 para Suplementares Negros; 31 para Suplementares Indígenas (22) e Quilombolas (9); 50 vagas para Educação do Campo e 66 ao Sisu Complementar.

As matrículas são realizadas em duas etapas. Os candidatos devem ficar atentos aos prazos, que são diferentes conforme o processo seletivo. Os aprovados às vagas de Suplementares Negros, Suplementares Indígenas e Quilombolas e Educação do Campo devem realizar a matrícula online no período de 21 a 25 de maio; e a etapa documental, de 8 de junho a 6 de julho de 2021. Os classificados no Sisu Complementar farão a etapa online de 31 de maio a 4 de junho e a etapa documental ocorrerá também no período de 8 de junho a 6 de julho.

Em razão da pandemia de Covid-19, todos os procedimentos são realizados por meio da internet, inclusive as validações de autodeclarações de candidatos classificados nas cotas da Política de Ações Afirmativas da UFSC.

A matrícula online será feita através do link simig.sistemas.ufsc.br. O candidato classificado precisa seguir todos os passos, emitir e salvar a negativa de matrícula (declaração de que não possui matrícula simultânea em outra instituição pública de ensino superior ou em outro curso da UFSC) e as autodeclarações a serem preenchidas pelos candidatos cotistas. O último passo nesta etapa é emitir e salvar o comprovante de matrícula online com protocolo.

Antes da etapa documental, os candidatos que optaram pelas vagas de cotas precisam realizar a validação das autodeclarações através do Sistema de Apoio às Validações (Sisvalida). Para isso, os classificados às vagas de Suplementares Negros, Suplementares Indígenas e Quilombolas e Educação do Campo deverão enviar os documentos às Comissões de Validação no período de 27 a 31 de maio. Já os classificados no processo seletivo Sisu Complementar têm prazo de 8 a 14 de junho para enviar os documentos.

As orientações e informações adicionais para envio de documentos estão nas respectivas portarias de matrículas (veja abaixo os links). O Sisvalida contém informações e orientações de preenchimento e a Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidades (Saad) elaborou um manual para uso do sistema.

A etapa documental, de 8 de junho a 6 de julho, consiste no envio de documentos para as Coordenadorias dos cursos em que o candidato foi aprovado. As portarias de matrícula trazem informações sobre lista de documentos, formatos de arquivos e formas de envio, além dos endereços de e-mail das Coordenadorias de Curso.

Acesse as portarias de matrícula de cada processo seletivo:

(Fonte: Notícias da UFSC)

Tags: Coperveprocesso seletivoSISUufscUFSC Blumenau