Curso de extensão discute uso pedagógico das tecnologias digitais com docentes da educação básica

29/04/2019 15:14

Dezenove docentes da rede pública de educação básica de Blumenau e região estão participando da primeira edição do curso de extensão "Escola, Currículo e Tecnologias: integração didático-interdisciplinar sobre os usos de tecnologias nas práticas docentes", no Campus Blumenau da UFSC.

Coordenada pelo professor Alaim Souza Neto, a iniciativa gratuita tem o objetivo de promover uma formação-participante aos professores que lecionam disciplinas de ciências e/ou química,  sobre diferentes possibilidades e formas de uso pedagógico das tecnologias digitais (aplicativos, softwares, computadores, laptops, tablets) nas práticas docentes. O curso também discute elementos didático-pedagógicos e sua relação com possíveis mudanças e/ou inovações curriculares durante os processos de ensino e de aprendizagem.

O debate também permeia questões como as políticas públicas que propõem inserção de tecnologias ditais na escola, sobretudo, para as mudanças e inovações curriculares; a atual situação das escolas públicas da região de Blumenau, com base no Censo Escolar dos últimos cinco anos, no que diz respeito à infraestrutura tecnológica, em especial, das salas de aula; a formação docente para o uso das tecnologias digitais nas práticas pedagógicas; o desenvolvimento de práticas curriculares inovadoras e a geração de dados para subsídio ao aprofundamento de novas práticas sobre a realidade educacional das escolas públicas da região de Blumenau, no que se refere aos usos de tecnologias digitais no contexto escolar.

As aulas são ministradas em laboratório de informática, com o suporte de ferramentas como Google Classroom, plataforma Khan Academy, simuladores para as disciplinas de química e matemática,  aplicativos para área educacional, além de pesquisa científica com uso de diferentes tecnologias digitais. O projeto conta ainda com o suporte de duas bolsistas. A estimativa é de uma nova edição do curso para o semestre 2019/2, no qual serão abordados tópicos mais avançados.

(Camila Collato/Comitê de Comunicação UFSC Blumenau, com informações Alaim Souza Neto)

Tags: cursoeducaçãoExtensãotecnologia