Semestre 2024.1 inicia com recepção aos estudantes na UFSC Blumenau

12/03/2024 16:30

Nesta segunda-feira, 11 de março, os calouros dos cursos de graduação do semestre 2024.1 da UFSC Blumenau foram recebidos em um evento realizado no Auditório Professor Fernando Ribeiro Oliveira. Cerca de 100 estudantes estiveram presentes. Às 10h foram recebidos os estudantes do período matutino e às 18h30 os do período noturno.

A ACUB foi uma das organizações estudantis presentes

Durante o evento, os calouros acompanharam uma apresentação feita pelo diretor do Campus Blumenau, Adriano Péres, com informações sobre a UFSC e sobre os setores que prestam atendimento direto ao estudante. “Sejam bem-vindos ao Campus Blumenau da UFSC, uma das melhores universidades do Brasil. Desejamos que vocês se sintam acolhidos e motivados”, disse o diretor. “A UFSC é cheia de oportunidades, aproveitem cada uma delas”, completou o vice-diretor Rafael dos Reis Abreu.

Logo após a apresentação, os estudantes assistiram alguns vídeos sobre a UFSC e puderam tirar suas dúvidas com os setores e com as organizações estudantis que estiveram presentes. Puderam ainda conhecer os coordenadores dos cursos e fazer a carteirinha do Restaurante Universitário (RU).

Juliana Mendes, caloura do curso de Licenciatura em Matemática

Juliana Mendes, de 28 anos, é caloura do curso de Licenciatura em Matemática e esteve presente na recepção no período matutino. Ela é natural do estado do Amapá, onde já concluiu o curso de Engenharia Ambiental. Morando em Blumenau há cerca de dois anos, ela viu no ingresso pelo histórico escolar uma boa forma de voltar a estudar. “Quero agregar ao que eu já fiz. Como era um sonho dos meus pais que eu me tornasse professora, vou tentar focar nisso. Não sei se irei atuar em sala de aula um dia, mas estou focada em voltar a estudar. Desde 2020 que não frequento uma sala de aula, então vai ser desafiador”, revela. Juliana já trabalha na área de Qualidade em uma empresa de plásticos de Gaspar e vai conciliar o trabalho com os estudos.

Pedro Henrique é calouro do curso de Licenciatura em Química

O calouro Pedro Henrique Silva Marquez, de 18 anos, é egresso do curso técnico em Química do Campus Brusque Instituto Federal Catarinense (IFC). Ele mora no município de Guabiruba e virá para Blumenau todos os dias para estudar, uma viagem de cerca de 2h de ônibus. Ele busca na Licenciatura em Química ampliar seus conhecimentos em áreas específicas. “Vim em busca de mais oportunidades e mais conhecimento, principalmente em orgânica e analítica”, conta Pedro. Para o futuro, ele ainda não decidiu se quer dar aulas ou se irá atuar com perícia criminal. “Durante o curso vou escolher”, finaliza.

Durante os próximos dias, outras atividades de acolhimento serão realizadas. Para conferir a programação completa, clique aqui.

Confira abaixo mais imagens do evento de recepção:

Daiana Martini/Serviço de Comunicação UFSC Blumenau

Tags: 2024.1acolhimentocalouroseventorecepção