UFSC Blumenau realiza capacitação para professores da rede pública municipal

08/03/2024 13:39

Nos dias 20 e 22 de fevereiro, dez professores de Ciências da Natureza da rede municipal de ensino de Blumenau participaram do curso Química: materiais e suas transformações, oferecido pela professora Graziela Richetti, do Departamento de Ciências Exatas e Educação (CEE). O objetivo foi discutir com os professores as possibilidades de abordagem do tema Materiais e suas transformações para ensinar conceitos básicos de Química nos anos finais do ensino fundamental. Os temas abordados foram: “A água nos seres vivos e no planeta Terra”, “Tratamento de água” e “A química na indústria alimentícia”.

O primeiro encontro aconteceu no Laboratório de Investigação sobre Ensino de Química. O encontro iniciou com uma discussão sobre a abordagem de temas nas aulas de Ciências, as competências específicas de Ciências da Natureza e a importância da alfabetização científica e tecnológica. Logo após foi realizada uma atividade prática sobre “o mistério químico da gelatina”, na qual foram abordados os conceitos de coloide, sol e gel, os estados físicos da matéria, misturas e solubilidade. Nesta atividade os participantes também analisaram as informações dos rótulos e das tabelas nutricionais de gelatinas de diferentes tipos (sem sabor, zero e com sabor) e de dois tipos de balas de gelatina para comparar as quantidades e os tipos de ingredientes, entre os quais, os aditivos alimentares, característicos dos alimentos ultraprocessados.

No segundo encontro foram exibidos vídeos sobre a importância da água para o planeta Terra e os seres vivos, seguida de uma discussão sobre as possíveis relações desses vídeos com os conteúdos de Química discutidos no curso. A seguir, os participantes se dirigiram ao Laboratório de Química para realizar atividades experimentais sobre separação de misturas e tratamento da água. Os participantes, divididos em grupos, realizaram três etapas que acontecem em uma estação de tratamento de água: filtração, floculação e sedimentação.

“A proposta não era ensinar Química para os professores participantes, formados em Ciências Biológicas, mas direcionar o foco para os conteúdos de Química presentes nos temas do currículo do município de Blumenau, na área de Ciências da Natureza. Os professores foram muito participativos nas discussões, principalmente, no que se refere às possibilidades de articulação entre a Biologia e a Química”, avalia a professora Graziela.

Os professores que participaram da formação também aprovaram e saíram satisfeitos do curso. “Essa formação nos permitiu analisar e aprender sobre as transformações químicas e ir mais além. Nos permitiu analisar a nossa prática pedagógica e querer mudar, de forma leve e dinâmica, com muitas conversas e conhecimentos nos permitindo nos entregar ao conhecimento. Assim temos muito a agradecer por essa oportunidade, pelo aprendizado, a temática dinâmica e a clareza com que foi realizado. Para além, agradecemos pelos materiais de química que a professora nos deu e a UFSC pela oportunidade”, disse Robson Damásio Mazzi.

O professor Glaucio Porto da Silva afirma que o curso proporcionou momentos muito gratificantes. “Enobreceram e enriqueceram a compreensão sobre a Química no nosso cotidiano. Contribuiu grandiosamente para o desenvolvimento das práticas em sala de aula. Foi um catalisador para abrir a mente e perceber novas perspectivas que podemos realizar como docentes. Muito obrigado pela oportunidade”, avalia.

Já a professora Miriam Cristine Bastos de Souza da Silva não só aprovou o curso, mas já demonstrou interesse em participar de novas formações. “Muito boa nossa formação, as instalações perfeitas, o material disponibilizado foi muito bom, as práticas realizadas foram instigantes. A professora Graziela tem um modo todo especial de nos falar, provocar a reflexão, devolve nossas perguntas de maneira a conseguir que tiremos nossas próprias conclusões, e aí ela intervém validando ou não o que dissemos. Esses dois momentos foram maravilhosos e aguardo novos”, disse.

“Fiquei encantada com a formação, em meio a correria do cotidiano parar para pensar e ver a Química por outro ângulo foi demais! Nada como algumas práticas e uma visita ao laboratório para relembrar os bons tempos de faculdade e reacender aquela chama da curiosidade e investigação científica”, avalia a professora Camila da Costa Gonçalves.

Serviço de Comunicação UFSC Blumenau
Fotos: Débora Bertholdo

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