UFSC Blumenau participa da 38ª Feira Catarinense de Matemática em Criciúma

20/11/2023 16:00

Entre os dias 8 e 10 de novembro, o Campus Blumenau representou a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) na 38ª Feira Catarinense de Matemática, realizada no Parque das Nações, em Criciúma. O evento reuniu cerca de 350 professores e estudantes de 55 municípios do estado, que apresentaram mais de 120 trabalhos. Milhares de pessoas visitaram a feira durante os três dias do evento.

A UFSC Blumenau foi uma das organizadoras do evento, juntamente com a Prefeitura Municipal de Criciúma, a Secretaria Estadual de Educação e as demais instituições que integram a Comissão Permanente das Feiras de Matemática de Santa Catarina: a Universidade Regional de Blumenau (FURB), o Instituto Federal Catarinense (IFC), o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

As Feiras de Matemática têm como objetivo promover a troca de experiências pedagógicas entre as escolas, despertar o interesse dos estudantes pela Matemática e contribuir com a melhoria da qualidade da educação. Da UFSC Blumenau, estiveram na feira o professor André Vanderlinde da Silva, que atuou na comissão organizadora do evento e representou a UFSC e a Comissão Permanente, e os estudantes do curso de Licenciatura em Matemática Eduarda Ferreira Zanatta e Gabriel Portela.

Cerimônia de Abertura - Foto: Daniel Cassol (IFSC)

Para o professor André, o evento deste ano representa a consolidação das atividades que foram interrompidas durante a pandemia. “Pode-se dizer que, em 2023, conseguimos retornar às condições que estávamos no período pré-pandemia. Por exemplo, tivemos a elaboração e a participação de mais de 800 trabalhos ao longo do ano das 16 feiras regionais realizadas. Estes quantitativos se aproximam daqueles que tínhamos em 2019. Trata-se de um momento de celebração e, principalmente, de um indicativo de que poderemos retomar o planejamento e a implementação das iniciativas de expansão tanto em nível estadual quanto em nível nacional”, avalia.

A parceria da UFSC na realização de Feiras de Matemática é formalizada pelo “Acordo de cooperação técnica e científica na área de Educação Matemática para implantação de Feiras de Matemática”, do qual fazem parte as seguintes instituições: UFSC, IFC, IFSC, FURB, Universidade Estadual da Bahia (UNEB) e Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). “A presença da UFSC Blumenau nas iniciativas vinculadas ao Movimento em Rede da Feira de Matemática demonstra a intenção em viabilizar espaços para a socialização de atividades e projetos desenvolvidos por estudantes e docentes em sala de aula”, conclui André.

No estande da UFSC Blumenau, foram apresentados jogos produzidos no Laboratório de Ensino de Matemática (Lema). Para a estudante Eduarda, a melhor parte da feira foi ver a interação dos estudantes e o interesse pela Matemática. “Os estudantes que estavam apresentando trabalhos na feira demonstraram muita empolgação e domínio dos conteúdos. Acho que isso foi o que mais me emocionou, a reação e motivação que os estudantes e visitantes tinham. Todos eles estavam se conectando com a Matemática de uma forma divertida, a ponto de alguns pedirem à mãe para voltar e poder olhar mais estandes no dia seguinte”, conta.

Eduarda também elogiou a estrutura do evento e a escolha do local. “A Feira de Matemática foi espetacular! O local escolhido estava muito bem estruturado e o nosso estande também, com mesas e sofás. Além de que, escolher o parque foi uma ótima ideia, pois muitas pessoas passeiam por lá, logo tinha muitos visitantes que não sabiam o que estava acontecendo mas que paravam para admirar e aprender sobre o que estava sendo exposto, o que deu mais visibilidade para a feira”, comenta.

As Feiras de Matemática surgiram em 1985, na FURB, por iniciativa dos professores Vilmar José Zermiani e José Valdir Floriani. Nestes quase quarenta anos de atividades, foram realizadas centenas de Feiras de Matemática (feiras escolares, municipais, regionais, estaduais e nacionais) em que foram socializados trabalhos desenvolvidos por estudantes e docentes tanto da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio) quanto da Educação Superior, Educação Especial, e pessoas da comunidade. Em 2018, a UFSC Blumenau foi sede da V Feira Municipal de Matemática de Blumenau.

Serviço de Comunicação UFSC Blumenau, com informações de Daniel Cassol do IFSC
Fotos: André Vanderlinde da Silva, Eduarda Ferreira Zanatta e Gabriel Portela