Alunos e professores participam do IX Encontro Catarinense de Educação Matemática

06/11/2023 16:06

Alunos e professores da UFSC Blumenau participaram na semana passada do IX Encontro Catarinense de Educação Matemática (Ecem). A edição deste ano teve como tema “Cenários das pesquisas e das práticas da Educação Matemática catarinense” e foi realizada de 30 de outubro a 1º de novembro, no Campus Chapecó da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

O evento tem como objetivo proporcionar um espaço para a comunidade de Educadores Matemáticos socializar os resultados de pesquisas e experiências desenvolvidas, bem como uma oportunidade de promover o diálogo entre pesquisadores, alunos de graduação e de pós-graduação e professores de Ensino Superior e da Educação Básica.

Representaram a UFSC Blumenau no evento os licenciandos em Matemática Aline Thaise Zermiani, Beatriz Bonelli Mafra, Castro Bedabual Embana, Manoela Beumler, Carlos Mané e Eduarda Semke dos Santos. Os estudantes foram acompanhados pelos professores Cíntia Rosa da Silva, Jorge Cássio Costa Nóbriga, Guilherme Wagner e Julio Faria Corrêa, que integrou a mesa temática “Pesquisa em Educação Matemática”.

De acordo com os estudantes, o evento foi muito interessante e produtivo pelo contato e interação com diversos professores e pesquisadores, de várias instituições diferentes. “Esse contato abre portas para que possamos nos encontrar e entender com qual área nos identificamos mais. Além dos contatos com pessoas externas à Universidade, a vivência do evento foi muito legal para a interação entre alunos e professores. Nos possibilitou conhecer mais os professores fora do ambiente da UFSC, ouvindo-os falar sobre suas pesquisas, o que dificilmente ocorre dentro do campus”, disseram os alunos em uma avaliação coletiva.

Para os estudantes, participar de eventos desse tipo é fundamental para a formação de um futuro professor. “É um ambiente de aprendizado diverso, com conteúdos necessários para a formação do curso, pautado nas dificuldades práticas da profissão. Participar de encontros como este nos traz importantes conhecimentos que se complementam ao que discutimos na universidade, e para quem já está inserido no mercado de trabalho, abre caminhos para novas práticas através da realidade que somos instigados todos os dias”, finalizam.

Tags: Encontro Catarinense de Educação MatemáticaeventolicenciaturaMatemática