Estudante do curso de Licenciatura em Química apresenta trabalho no Eneq 2023

07/03/2023 15:34

O estudante Lucas Gonçalves, do 7º período do curso de Licenciatura em Química da UFSC Blumenau, teve um trabalho aprovado para apresentação no XXI Encontro Nacional de Ensino de Química (Eneq 2023). O evento aconteceu de 1º a 3 de março na Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, e teve como tema “Democratização do Ensino de Química: (des)caminhos das Políticas Públicas Brasileiras”.

Lucas apresentou o trabalho intitulado “Construção de um questionário para análise da possível correlação entre o conhecimento docente e o autoconceito”, que foi resultado de um projeto de iniciação científica orientado pela professora Keysy Solange Costa Nogueira e coorientado pela professora Fernanda Luiza de Faria. Lucas explica que o trabalho apresenta a análise da confiabilidade de um questionário. “Ele foi respondido por 73 licenciandos em Química de universidades públicas brasileiras, que poderiam expressar seu nível de concordância para as 44 proposições. Para calcular a confiabilidade do instrumento, foi realizado o cálculo de alfa de Cronbach”, explica.

Os resultados revelaram que para todo o instrumento o alfa foi de 0.94, sugerindo que o instrumento tem um alta confiabilidade e reproduz dados confiáveis. “Estou muito feliz de participar do maior evento da área do Ensino de Química no Brasil e de ter a oportunidade de apresentar esse trabalho na modalidade oral, que desenvolvi na minha primeira iniciação científica”, avalia Lucas.

O estudante considera que o tema do evento foi bem pertinente e conta que, além da apresentação do seu trabalho, também participou de outras atividades. “Este ano o evento trouxe um belo debate sobre a democracia e políticas na educação, assunto de suma importância, principalmente para professores da educação básica. Além disso, no Eneq há diversas rodas de conversas e minicursos em uma perspectiva interdisciplinar e inclusiva da educação, o que pode contribuir para a construção de um ensino que considere a pluralidade do mundo e das pessoas que a constituem”, explica.

“Foi uma honra para mim prestigiar um evento dessa magnitude com profissionais renomados, representando a UFSC Blumenau e o nosso curso de Licenciatura em Química”, finaliza Lucas.

Fotos: arquivo pessoal

Tags: EneqeventolicenciaturaQuímica