Projeto de extensão lança e-book de receitas para evitar o desperdício de alimentos

03/02/2023 08:08

Um projeto de extensão do Campus Blumenau da UFSC acaba de lançar um e-book de receitas que tem como objetivo evitar o desperdício de alimentos no ambiente doméstico. Intitulada Mesa Criativa: receitas com aproveitamento total dos alimentos, a publicação traz diversas preparações com ingredientes que geralmente seriam descartados, como cascas, folhas, talos e sementes de frutas, verduras e legumes.

O projeto “Perdas e Desperdícios Alimentares: soluções domésticas para o uso completo do alimento” é coordenado pela professora Selene de Souza Siqueira Soares e conta com a participação dos alunos Gabriel Vilela Chiquito da Silva, Júlia Ender, Marcos Pappalardo Collet, Victor Benvenutti Cavalheiro e Vinícius Limas Scheidt.

A professora Selene conta que o projeto está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). “As perdas e os desperdícios ocorrem em todas as fases da produção até chegar à mesa. Dados revelam que, em todo o mundo, o desperdício chega a 24% de todos os alimentos produzidos para o consumo humano. Neste sentido, o projeto consiste em uma busca ativa de receitas e melhores práticas, visando o uso integral dos alimentos comuns da alimentação brasileira”, explica.

Os objetivos do projeto são promover maior nível de segurança alimentar e reduzir o desperdício, bem como ser instrumento de redução de despesas. “O melhor uso dos alimentos se reverte obrigatoriamente em menos consumo e, consequentemente, menos gasto financeiro, o que impacta diretamente no orçamento de famílias de baixa renda”, completa a coordenadora.

Além das receitas, o e-book traz também dicas de armazenamento e manipulação dos alimentos para aumentar seu tempo de conservação.

O projeto é uma realização da Rede All4Food, financiado pelo Programa de Bolsas de Extensão da UFSC (Probolsa) e pela Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo (FZEA/USP).

>>> Para acessar o e-book de receitas completo, clique aqui.

Tags: e-bookExtensãoproexreceitassustentabilidade