UFSC Blumenau participa da 37ª Feira Catarinense de Matemática em Timbó

27/10/2022 09:26

De 19 a 21 de outubro, a UFSC Blumenau participou da 37ª Feira Catarinense de Matemática, realizada no município de Timbó. O Campus foi um dos organizadores do evento, em parceria com a Prefeitura Municipal de Timbó, a Universidade Regional de Blumenau (Furb), o Instituto Federal Catarinense (IFC), o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e a Secretaria Estadual de Educação.

A cerimônia de abertura contou com a participação do diretor do Campus Blumenau, Adriano Péres, do vice-diretor Rafael dos Reis Abreu, e do professor André Vanderlinde da Silva, representando a Comissão Permanente das Feiras de Matemática em Santa Catarina.

“A presença da UFSC Blumenau em espaços como as Feiras de Matemática demonstra, em primeiro lugar, a intenção em colaborar com a continuidade de iniciativas já consolidadas em Santa Catarina. Para além disso, certifica a disposição em somar esforços às instituições parceiras, sejam elas secretarias de educação, universidades, institutos etc, na viabilização de espaços para a socialização de atividades exitosas no campo da Educação desenvolvidas por estudantes e docentes em sala de aula”, avalia o professor André, que também atuou na comissão organizadora do evento.

Na edição deste ano da Feira Catarinense, 18 Coordenadorias Regionais de Educação (CRE) foram representadas nos 119 trabalhos expostos durante os três dias de evento.

Saiba mais

As Feiras de Matemática surgiram em 1985, na Furb, por iniciativa dos professores Vilmar José Zermiani e José Valdir Floriani. Nestes quase quarenta anos de atividades, foram realizados centenas de eventos (feiras escolares, municipais, regionais, estaduais e nacionais) em que foram socializados trabalhos desenvolvidos por estudantes e docentes da Educação Básica Superior, Especial e pessoas da comunidade. Em 2018, a UFSC Blumenau foi sede da V Feira Municipal de Matemática de Blumenau.

A parceria da UFSC na realização de Feiras de Matemática é formalizada pelo “Acordo de cooperação técnica e científica na área de Educação Matemática para implantação de Feiras de Matemática”, ação de extensão que integra, além da UFSC, as seguintes instituições: FURB, IFC, IFSC, Universidade Estadual da Bahia (UNEB) e Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM).

Serviço de Comunicação UFSC Blumenau, com informações do professor André Vanderlinde da Silva
Fotos: Assessoria de Comunicação/Prefeitura de Timbó

Tags: eventoExtensãoFeira de MatemáticaMatemática