Formada mais uma turma do curso de Análise e Avaliação Sensorial de Cerveja
Na semana passada, entre os dias 16 e 19 de agosto, foi realizada a 5ª edição do curso de Análise e Avaliação Sensorial de Cerveja. A turma foi formada por 18 participantes, entre alunos da UFSC e também da comunidade externa de Blumenau e região. O curso foi ofertado por meio da Cervejaria Escola da UFSC Blumenau, projeto de extensão coordenado pelo professor Alfredo Alberto Muxel.
A turma reuniu desde participantes sem nenhuma experiência anterior em cerveja até profissionais da área. “Foram 12 horas de aprimoramento dos sentidos (olfato e paladar) para um entendimento mais detalhado e profundo dos elementos de aroma e sabor presentes na cerveja. Uma verdadeira imersão nas percepções sensoriais que a cerveja pode proporcionar”, avalia o professor Alfredo.
Os participantes foram capacitados a reconhecer características sensoriais de diferentes estilos de cerveja e identificar se o produto avaliado possui atributos negativos, alheios ao desejável. Segundo o professor Alfredo, o curso também capacitou os alunos a identificarem, através da análise sensorial, defeitos oriundos do processo de fabricação de cerveja, bem como propor soluções para a correção, ajustando as matérias-primas e/ou adequando o processo de produção.
“Adorei ter participado do curso, a condução foi muito tranquila, e deu bastante amparo para sentir um crescimento bem considerável de análise sensorial, e processo cervejeiro como um todo. Foi uma imersão incrível. Com certeza, saí do curso vendo a cerveja artesanal com ainda mais admiração e entusiasmo”, disse Geane Aparecida Felizardo Vivian, aluna do curso de Engenharia de Materiais.
Outro participante do curso foi o aluno Allan Marciel Döring, do mestrado em Nanociência, Processos e Materiais Avançados. “Achei muito bom! Teve partes de fundamentação teórica, correlação com sabores e aroma da cerveja”, avalia. “Não vejo a hora de ter outro”, finaliza Allan.
Confira abaixo mais fotos do curso:
Serviço de Comunicação UFSC Blumenau
Fotos: Alfredo Alberto Muxel