Equipe da UFSC Blumenau é a campeã da etapa superior do Desafio ValeEUrobotic 2022

19/08/2022 09:41

A equipe High Vision, composta por alunos dos cursos de Engenharia de Controle e Automação e Engenharia de Materiais da UFSC Blumenau é a campeã da etapa superior do Desafio ValeEUrobotic 2022. O evento reuniu equipes de estudantes do ensino fundamental, médio, técnico e superior, de instituições de ensino públicas e privadas de Blumenau e região. A competição aconteceu na última terça-feira, dia 16 de agosto, no Espaço de Educação Maker SESI, e a premiação foi realizada na noite desta quarta-feira, 17 de agosto, no Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Blumenau, Pomerode e Gaspar (Simmeb).

Equipe High Vision (dois integrantes não puderam comparecer à premiação)

Formada pelos alunos Bruno Henrique Steil, Matheus Fernandes Neves, Maria Clara de Oliveira Moreira e Rafael Martins Rodrigues, a equipe vencedora apresentou uma solução para o desafio de visão computacional para a dimensionamento de peças, proposto pela empresa Altona. “A solução apresentada foi uma máquina capaz de girar uma câmera em torno da peça, capturando imagens da mesma e as comparando com uma referência que também gira, oposta à câmera, que mede as distorções realizadas pela projeção de uma luz estruturada em relação à referência”, explica Matheus.

O estudante conta que participar do desafio foi uma experiência muito boa e que ele e sua equipe esperam participar outras vezes. “O contato da academia com a indústria é muito benéfico para os estudantes. Com essa interação, conseguimos resolver problemas reais com teorias dadas em sala de aula”, avalia.

“Nosso grupo se esforçou ao máximo, sempre dando o nosso melhor. Quando recebemos o resultado, foi uma felicidade para todos, pois vimos que, com muita dedicação e vontade, conseguimos chegar longe”, finaliza Matheus.

Equipe Herr und Frau Tech

Os segundo e terceiro lugares da etapa superior do desafio também foram conquistados por equipes da UFSC Blumenau. Em segundo lugar, ficou a equipe Herr und Frau Tech, formada pelos alunos Camila Barbieri Schwab, Fernanda de Oliveira Ferreira, Maruhan Diego Zandonai e Otnael Rocha Silva, que apresentou uma solução para o desafio proposto pela Selgron. Já a equipe Tudo Normalizado, composta pelos estudantes Adriana Melissa Zabel, Gabriel Corrêa, Renan Zellmer e Vitoria Scheffer Deorristt, ficou em terceiro lugar com a proposta de solução para a empresa Jung.

Equipe Tudo Normalizado

As campeãs foram premiadas com troféu, medalha, premiação em dinheiro e uma visita técnica na empresa propositora do desafio que participaram. Além da etapa superior, o Desafio ValeEUrobotic 2022 também contou com a etapa educação básica, onde a Escola Básica Municipal Lauro Müller foi a vencedora nas duas categorias.

O desafio foi promovido pelo Simmeb, em parceria com a UFSC Blumenau e o Sesi/Senai, e fez parte da programação da 10ª Semana da Indústria.

Tags: Desafio ValeEUrobotic 2022Engenharia de Controle e AutomaçãoEngenharia de Materiaisindústriainovação