UFSC Blumenau capacita professores de Ciências da rede pública municipal

09/06/2022 15:05

Foto: Débora Pereira dos Santos Bertholdo

Professores de Ciências da rede pública municipal de ensino participaram de uma oficina sobre astronomia com foco nas estações do ano no Campus Blumenau da UFSC. A capacitação foi uma ação de extensão ofertada pelo professor Eslley Scatena Gonçales, do Departamento de Ciências Exatas e Educação (CEE). Ao todo, a ação capacitou cerca de 40 professores, divididos em sete turmas, com oficinas realizadas entre 23 de maio e 2 de junho.

Os participantes, em sua maioria, dão aulas para os anos finais (5º ao 9º ano) do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino de Blumenau. O professor Eslley conta que a capacitação foi uma demanda trazida pela Secretaria Municipal de Educação. “No início de 2022 nos foi solicitada a oferta desse curso. A formação de professores é essencial para o desenvolvimento do novo currículo do Ensino Fundamental, que contempla vários tópicos da astronomia, como movimentos da Terra e do Sol, duração do dia e estações do ano”, explica.

Foto: Débora Pereira dos Santos Bertholdo

De acordo com o professor, a oficina foi bem aproveitada pelos participantes. “Foi muito legal e divertido. Além de utilizar simulações computacionais, os professores também participaram de uma atividade prática, com a recriação do nosso sistema solar. Essa atividade pode facilmente ser replicada nas escolas, já que é feita com materiais de baixo custo”, avalia Eslley.

Um outro curso de capacitação em astronomia para professores já está em andamento, ofertado de forma on-line, com término previsto para o final de junho. No próximo semestre, o professor Eslley pretende ofertar um curso de extensão gratuito sobre o tema para a comunidade em geral.

Galileu

Foto: Instagram @galileu.ufsc

O professor Eslley é coordenador do Grupo de Astronomia e Laboratório de Investigações Ligadas ao Estudo do Universo (Galileu), que tem como objetivo a divulgação científica de temas relacionados à astronomia. O grupo realiza atividades de treinamento e preparação para a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, eventos de observação nas escolas e capacitações para professores. Além disso, o grupo também disponibiliza em seu site diversas simulações computacionais em astronomia, como o simulador das estações do ano e o simulador lunar, e ainda oferece o Laboratório Virtual de Astronomia e Astrofísica, que é um material de apoio às simulações.

Integrantes da comunidade acadêmica que têm interesse em astronomia e queiram participar de atividades desenvolvidas pelo grupo, podem entrar em contato pelo e-mail ou pelo Instagram (@galileu.ufsc).

Tags: astronomiaExtensãoformação de professoresgalileuoficina