Inscrições abertas para o Desafio ValeEUrobotic 2022

03/06/2022 16:52

Estão abertas as inscrições para o Desafio ValeEUrobotic 2022, competição de inovação voltada para alunos do ensino básico, técnico e superior de instituições de ensino públicas ou privadas. O Campus Blumenau da UFSC é um dos organizadores do evento, que oferece a oportunidade de aproximar o estudante da indústria, além de contribuir com o desenvolvimento de competências para o mercado de trabalho. As inscrições são gratuitas.

O evento tem como objetivo promover um ambiente de inovação e colaboração entre as instituições organizadoras, entidades de ensino e sociedade. A ideia é unir conhecimentos da indústria, do mercado e da academia para estimular a criação de soluções tecnológicas.

O coordenador do desafio na UFSC Blumenau é o professor Alex Fabiano Bueno, do Departamento de Engenharia de Controle, Automação e Computação. “Os outros cursos do nosso campus já realizam eventos em suas áreas e nós sentíamos falta de ter um evento da Engenharia de Controle e Automação. Então surgiu a oportunidade de realizarmos esse desafio junto com outros parceiros”, relata o professor.

O evento faz parte da programação da 10ª Semana da Indústria Eletrometalmecânica de Blumenau, Pomerode e Gaspar e é realizado em parceria com o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Blumenau (SIMMMEB) e com o Sesi/Senai Blumenau.

O desafio será composto por duas etapas. A etapa Educação Básica consiste em uma competição de robôs e a etapa Técnico e Superior será composta por soluções de desafios. Confira abaixo mais informações sobre cada uma delas:

Etapa Educação Básica - Competição de robôs
Quem pode participar: estudantes do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio
Inscrições: até 15 de julho pelo formulário eletrônico
Premiação: troféu, medalha e visita técnica em uma empresa do setor eletrometalmecânico

Etapa Técnico e Superior - Soluções de desafios
Quem pode participar: estudantes do Ensino Técnico e do Ensino Superior
Inscrições: até 30 de junho pelo formulário eletrônico
Premiação: troféu, medalha, visita técnica na empresa propositora do desafio que participaram e premiação em dinheiro

As equipes deverão ter de dois a quatro participantes, todos da mesma instituição de ensino das cidades de Blumenau, Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Botuverá, Brusque, Doutor Pedrinho, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó. As etapas presencias serão realizadas no Espaço de Educação Maker SESI, no dia 16 de agosto.

Para mais informações, acesse os regulamentos disponíveis no site do evento.

Tags: Desafio ValeEUrobotic 2022Engenharia de Controle e Automaçãoindústriainovação