Integre Jr. é destaque em evento das empresas juniores da região Norte e Vale do Itajaí

18/05/2022 16:54

Foto: Divulgação Integre Jr.

A Integre Jr., empresa júnior da UFSC Blumenau, foi destaque durante o Desbrave, evento organizado pelo Núcleo Vale Boreal, que reuniu cerca de 80 empresas juniores da região Norte e Vale do Itajaí de Santa Catarina. O evento foi realizado no último sábado, dia 14 de maio, no Centro de Inovação de Blumenau, e teve como objetivo fortalecer o laço das empresas juniores com as universidades.

A representante da UFSC Blumenau foi a única empresa júnior participante do evento que já bateu a meta de faturamento do ano de 2022 inteiro. A presidente Talia Rafaela Klegin conta que esse era um dos objetivos da empresa. “Nós batemos a meta na sexta-feira. Foi uma correria total pra fechar projetos, falar com cliente, assinar o contrato a tempo. Foi uma luta durante toda a semana porque nós estávamos com esse sonho de chegar no evento com a meta batida. Foi muito gratificante”, relata.

Foto: Divulgação Integre Jr.

A programação do evento contou ainda com palestras em diferentes áreas, além de momentos de conversa com todos os participantes pra compartilhar experiências, ideias e soluções. “Esse foi o primeiro evento presencial do Movimento Empresa Júnior para muitos dos nossos membros. Acredito que isso fez a gente nos unir ainda mais como equipe e deixou todos ainda mais motivados com a Integre”, avalia a presidente. “E não queremos parar, a meta agora é continuar fechando projetos e aumentar esse faturamento cada vez mais”, acrescenta Talia.

Confira abaixo o vídeo do momento do anúncio:

A professora Ana Julia Dal Forno, uma das mentoras da Integre Jr., acompanhou os estudantes durante o evento. “É unânime entre os envolvidos que a participação dos professores nesse processo é muito importante para ocorrer aprendizado e troca de conhecimentos. Quanto mais os professores reconhecerem a importância do seu envolvimento nessas ações e apoiarem as empresas juniores, mais ganhos haverá para todos”, avalia.

Foto: Divulgação Integre Jr.

Ana Julia também destaca foram discutidas várias questões importantes, como os regimentos, a geração de cases e publicações, além da interação universidade-empresa, necessária para gerar trabalhos de valor para a sociedade e resultados práticos. “Uma das pautas foi o desalinhamento dos trabalhos de conclusão de curso (TCCs) com a realidade econômica da cidade. Foi citado o exemplo de Chapecó, onde apenas 20% dos trabalhos apresentados são do setor do agronegócio, que predomina na região. Dessa forma, uma primeira tarefa para o Campus Blumenau da UFSC é mapear os TCCs já defendidos nos cursos para tornar o conhecimento ainda mais público e acessível”, explica.

De acordo com a professora, ainda foi reforçada a importância do eixo de Empreendedorismo e Inovação nos currículos das Engenharias, assim como a cultura “maker” e a opção das trilhas do conhecimento, na qual o estudante vai definindo a sua área de interesse, por meio da flexibilidade na escolha de disciplinas ao longo do curso.

Sobre a Integre Jr.

Criada em 2015, a Integre Jr. é uma empresa de consultoria em engenharia, oferecendo soluções personalizadas de acordo com a necessidade do cliente. É totalmente gerida por alunos das engenharias da UFSC Blumenau, que têm a chance de compreender como uma empresa funciona e colocar em prática tudo que aprende no seu curso.

Tags: empresa júnioreventoExtensãoIntegre Jr.