Assédio moral no ambiente de trabalho: o que não é?

08/09/2021 09:54

Tão importante quanto reconhecer o que é assédio moral no ambiente de trabalho, também é reconhecer o que não é. Nesta segunda matéria da série, vamos falar sobre as relações de trabalho e dar exemplos de algumas situações que podem até ser confundidas com assédio moral, mas que na verdade não são.

Todo profissional já inserido no mercado de trabalho sabe que é normal haver cobranças, críticas construtivas e avaliações periódicas de seu desempenho. Essas exigências profissionais, quando colocadas de forma respeitosa, honesta e sem ofensas ao trabalhador, não configuram assédio moral. Da mesma forma, conflitos típicos nas relações laborais como transferências, aumento do volume de trabalho, promoções ou mudanças decorrentes de prioridades institucionais, também não são considerados assédio.

Controle de frequência e más condições de trabalho, como falta de equipamentos e ambiente inadequado, também não são assédio. A menos que a situação seja direcionada apenas para um trabalhador, ou um grupo deles, com o objetivo de prejudicá-los.

Até mesmo situações eventuais de humilhação ou constrangimento, se forem episódios isolados, podem não configurar assédio moral, ainda que causem algum dano moral ao trabalhador. É importante ficar atento à frequência em que esses episódios acontecem. Para serem consideradas assédio, essas práticas precisam ocorrer repetidas vezes e por um período prolongado de tempo, com a intenção de prejudicar a vítima.

Na próxima semana, vamos te ajudar a reconhecer, por meio de exemplos, situações e comportamentos que, quando acontecem de forma frequente, configuram assédio moral no trabalho.

Saiba mais:
Cartilha: Assédio moral no trabalho: uma violência a ser enfrentada
Cartilha: Violência, discriminação e assédio no trabalho
Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal
Cartilha de Prevenção ao assédio Moral (Tribunal Superior do Trabalho)

(Serviço de Comunicação UFSC Blumenau, com informações das fontes citadas acima)

Leia também: UFSC Blumenau lança campanha contra o assédio moral no ambiente de trabalho

Tags: assédio moralNeppotsaúde mentaltrabalhador