UFSC Blumenau lança campanha contra o assédio moral no ambiente de trabalho

01/09/2021 16:56

O Campus Blumenau da UFSC lança nesta quarta-feira, 1º de setembro, uma campanha contra o assédio moral no ambiente de trabalho. Apesar de ser um assunto bastante comentado, muitas pessoas desconhecem ou possuem uma visão equivocada sobre o tema, que merece toda atenção institucional, considerando seus efeitos na saúde mental dos trabalhadores. A ideia da campanha é fazer as pessoas repensarem suas relações de trabalho e contribuírem para um ambiente mais acolhedor, respeitoso, saudável e produtivo para todos.

Durante todo o mês de setembro, vamos trazer informações que vão lhe ajudar a identificar com mais clareza situações de assédio, e diferenciá-las de acontecimentos que não se configuram como assédio moral. Vamos falar ainda sobre as consequências desse tipo de agressão e como agir caso você seja vítima, ou identifique que algum colega de trabalho esteja sofrendo ou cometendo assédio. Nesta primeira matéria da série, vamos falar sobre o que é considerado assédio moral no ambiente de trabalho, de acordo com materiais sobre o tema já produzidos pela UFSC e por outras instituições.

O assédio é uma forma de violência que visa humilhar, constranger, ofender, ridicularizar, inferiorizar, amedrontar ou desestabilizar emocionalmente o trabalhador. Ele pode se dar tanto do chefe para seu subordinado, como do subordinado para seu chefe, ou ainda entre colegas de trabalho sem nenhuma relação hierárquica entre eles.

O problema pode surgir de forma direta, por meio de acusações, insultos, gritos e humilhações públicas, ou ainda de forma indireta, através da propagação de boatos, isolamento, recusa na comunicação, fofocas e exclusão social. Porém, para que sejam caracterizadas como assédio, essas ações devem ser um processo frequente e prolongado.

A professora do Departamento de Ciências Exatas e Educação (CEE) da UFSC Blumenau, Renata Orlandi, que também é psicóloga, destaca que o assédio não acontece somente presencialmente. “Infelizmente ele também se apresenta no trabalho remoto. Mesmo quando é perpetrado virtualmente, o assédio é bastante nocivo e precisa ser combatido, pois afeta as relações de trabalho e a saúde mental de todos os envolvidos”, explica.

Na UFSC, o tema é amplamente pesquisado pelo Núcleo de Estudos de Processos Psicossociais e de Saúde nas Organizações e no Trabalho (Neppot/UFSC), vinculado ao Departamento de Psicologia, que publica diversos materiais e mantém um Grupo de Apoio a Assediados Moralmente no Trabalho. Para acompanhar o trabalho no Neppot, acesse o site ou o Instagram.

Na próxima quarta-feira, vamos falar sobre as relações de trabalho e dar exemplos de algumas situações que podem ser confundidas com assédio moral, mas que na verdade não são.

Saiba mais:
Cartilha: Assédio moral no trabalho: uma violência a ser enfrentada
Cartilha: Violência, discriminação e assédio no trabalho
Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal
Cartilha de Prevenção ao assédio Moral (Tribunal Superior do Trabalho)

Serviço de Comunicação UFSC Blumenau, com informações das fontes citadas acima

Tags: assédio moralNeppotsaúde mentaltrabalhador