Entidades manifestam preocupação com o orçamento de 2021 para Educação e Ciência

10/12/2020 14:23

Cerca de 90 entidades nacionais que representam o sistema de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação publicaram uma carta voltada aos parlamentares brasileiros sobre o orçamento da União para 2021. O documento alerta para a redução gradual dos recursos destinados a essas áreas desde 2014 e os impactos disso para a sociedade brasileira.

De acordo com a carta, “a redução continuada de recursos para CT&I terá consequências graves não apenas no funcionamento das instituições de pesquisa e universidades, no sucateamento de laboratórios e no êxodo de pesquisadores, mas produzirá impactos negativos na sociedade, na indústria, na economia, na saúde e na qualidade de vida dos brasileiros”.

O documento alerta ainda que, devido aos cortes orçamentários e a falta de incentivo para produzir ciência, cada vez mais pesquisadores estão deixando o Brasil em busca de países que ofertam melhores condições para produção científica. A carta termina com propostas e iniciativas legislativas que podem ajudar na recomposição do orçamento de 2021 para as áreas.

Para acessar o documento na íntegra, clique aqui.

(Daiana Martini/Comitê de Comunicação UFSC Blumenau)

Tags: cienciaeducaçãoinovaçãoorçamentotecnologia