Núcleo Pedagógico convida para Café Filosófico Virtual sobre precarização da atividade docente

01/10/2020 19:56

O Núcleo Pedagógico (Nupe) da UFSC Blumenau convida todos para mais uma edição do Café Filosófico, agora em formato virtual em razão da pandemia de Covid-19. O convidado desta edição é o professor Dr. Valdemar Sguissardi (UFSCar), que traz para a discussão o tema A precarização do trabalho docente no ensino superior durante e no pós pandemia.

O Café Filosófico será realizado no dia 6/10 (terça-feira), às 17h, com transmissão pelo canal do YouTube da UFSC Blumenau. Somam-se ao evento a pedagoga coordenadora do Nupe, Zenira Maria Malacarne Signori, e o professor Dr. Julio Faria Corrêa.

O pesquisador convidado vem analisando políticas para a educação superior como o Future-se, lançado pelo Governo Federal em julho de 2019. Sobre este tema especificamente escreveu um livro (e-book) em conjunto com os autores Roberto Leher e Jaime Giolo, intitulado FUTURE-SE: um ataque à autonomia das Instituições Federais de Educação Superior e sua sujeição ao Mercado.

O evento terá duração estimada de 1h30min e os participantes que desejarem enviar perguntas previamente poderão fazê-lo por meio do e-mail Além disso, também será possível a participação, durante o evento, através do chat do YouTube .

--

Valdemar Sguissardi é doutor em educação pela Université de Paris X, Nanterre (1976). Professor titular aposentado da Universidade Federal de São Carlos (1992), atua principalmente nos seguintes temas: educação superior, política de educação superior, reforma da educação superior, público e privado na educação superior. Tem vasta produção de artigos em revistas renomadas nacionais e internacionais e autor de vários livros que são referência para pesquisas e reflexões sobre o trabalho docente, a universidade e políticas educacionais para o ensino superior.  (Fonte: Currículo Lattes)

(Camila Collato/Serviço de Comunicação UFSC Blumenau, com informações Nupe)

Tags: café filosóficodocênciaeducaçãoNUPEUFSC Blumenau