Coronavírus: projeto da UFSC Blumenau produz vídeos sobre questões têxteis

02/07/2020 15:25

Um projeto divulgação científica inclusiva desenvolvido no campus de Blumenau da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) produziu dois vídeos sobre questões têxteis relacionadas ao coronavírus. O primeiro apresenta dicas de cuidados para evitar o contágio e aborda os tecidos recomendados para a confecção de máscaras, a forma adequada de retirá-las e descartá-las e orientações para a higienização de sapatos, roupas e máscaras.

O segundo vídeo fala sobre a Liga Anti-Máscara, surgida durante a pandemia de gripe espanhola na cidade de São Francisco, nos Estados Unidos. O movimento do início do século 20 disseminou dúvidas com relação à eficácia do uso de máscaras e acusações contra autoridades. Com consequência, a cidade registrou uma das mais elevadas taxas de contaminação e letalidade de gripe espanhola nos Estados Unidos. Com apresentação de Lucas Luiz Vasselai, estudante da graduação em Engenharia Têxtil da UFSC, ambas as produções contam com janela de Libras e nota explicativa para pessoas com deficiência visual.

Nota explicativa para pessoas com deficiência visual: O vídeo tem início com a frase em caixa alta “Você sabe o que fazer com sua máscara, roupas e calçados? Dicas sobre cuidados têxteis para evitar o contágio”. O vídeo contém imagens ilustrando cada uma das dicas mencionadas pelo estudante de engenharia têxtil relacionadas à confecção e ao uso de máscaras caseiras, bem como à higienização de roupas e sapatos no cenário da pandemia de Covid-19. Também há imagens ilustrando a importância do distanciamento físico mantendo-se a gentileza com garotas usando máscaras e fazendo imagens de corações com as mãos, bem como uma imagem de biscoitos usando máscaras, um ponto de doação de máscaras com dizeres atrelados à gentileza e uma estátua de Blumenau em homenagem aos estudantes usando a máscara. Ao final do vídeo, estão as logos relativas aos órgãos oficiais citados, às universidades realizadoras (UFSC e UFRN) e ao Coletivo Colmeia, um dos apoiadores, bem como os créditos com todos os colaboradores do projeto e as referências bibliográficas.

Nota explicativa para pessoas com deficiência visual: O vídeo tem início com a seguinte frase em caixa alta: “Você sabia da existência da Liga Anti-Máscara durante a pandemia de influenza?” O vídeo contém imagens registradas durante a gripe espanhola, no século passado, com relação ao uso de máscara para proteção da população. No canto inferior esquerdo há uma janela com a interpretação de Libras. Ao final do vídeo, surgem algumas imagens com orientações do Ministério da Saúde durante a pandemia de Covid-19, bem como as logos relativas aos órgãos oficiais citados, os créditos com todos os colaboradores do projeto e as referências bibliográficas, sendo o vídeo finalizado com a logo das Universidades realizadoras (UFSC e UFRN) e do coletivo Colmeia, um dos apoiadores do projeto.

Divulgação científica inclusiva

Os vídeos fazem parte de um projeto inclusivo multidisciplinar de democratização da ciência. “Mais especificamente, os dois vídeos divulgados referem-se ao campo da Engenharia Têxtil em sua interface com a saúde e a efetivação dos Direitos Humanos. É fundamental a importância da divulgação de materiais têxteis adequados para a fabricação de máscaras, bem como dos seus cuidados de conservação, colaborando com a proteção do(a) usuário(a)”, comenta a professora da UFSC Blumenau Renata Orlandi, uma das coordenadoras da ação.

A docente ressalta ainda a relevância da acessibilidade dos materiais: “todos têm direito de acesso à ciência e de assim tomarem decisões conscientes com relação à sua saúde”. Além de Renata, coordenam a ação as professoras da UFSC Blumenau Catia Rosana Lange de Aguiar e Fernanda Steffens e o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Francisco Claudivan da Silva. Contribuiu, ainda, a estudante de Licenciatura em Química Natasha Hempkemeyer.

O projeto também produz vídeos sobre a Covid-19 para crianças. Todos os materiais são publicados no canal da UFSC Blumenau no Youtube.

(Fonte: Notícias UFSC)

Tags: acessibilidadeCoronavírusCovid-19Engenharia Têxtilinclusãoprevenção