Projeto de extensão traduz para Libras o Boletim Coronavírus Blumenau

03/04/2020 14:39

Um projeto de extensão da UFSC Blumenau está fazendo a tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) do Boletim Coronavírus Blumenau, um informativo diário publicado no site da Prefeitura Municipal. A ideia é que a comunidade surda da cidade, estimada em cerca de três mil pessoas, se mantenha bem informada sobre os acontecimentos relacionados à pandemia da Covid-19.

A coordenadora do projeto "Libras: comunicação e informação", professora Fabiana Schmitt Corrêa, conta que a necessidade surgiu por meio do serviço de interpretação da UFSC Blumenau. "Percebemos que a comunidade surda também precisa ser amparada nesse momento crítico, pois as informações sobre o Coronavírus estavam chegando distorcidas para a comunidade surda, devido à falta de acessibilidade em Libras", explica.

Além da tradução do boletim, o projeto também irá produzir vídeos em Libras para ensinar a língua para ouvintes neste período de isolamento social. "Vamos apresentar sinais básicos para comunicação cotidiana, promovendo uma sociedade bilíngue", completa a professora.

O projeto conta com a participação do serviço de tradução da UFSC Blumenau, técnico em audiovisual e alunos bolsistas voluntários.

Os vídeos estão sendo publicados no canal da UFSC Blumenau no Youtube.

(Daiana Martini/Comitê de Comunicação da UFSC Blumenau)

Tags: CoronavírusLIBRASprevençãosaúdesurdez