Plataforma Khan Academy é tema de curso para professores de Matemática da rede pública estadual

04/10/2019 13:59

O professor da UFSC Blumenau Jorge Cássio Costa Nóbriga ministrou, durante os meses de agosto e setembro, o curso gratuito de formação continuada “Exploração da plataforma Khan Academy para o processo de aprendizagem e ensino da Matemática”. A capacitação foi voltada para professores da rede pública estadual da 15ª Gerência Regional de Educação. Ao todo, 24 docentes participaram do curso, que teve uma parte presencial e outra a distância.

A Khan Academy é uma plataforma gratuita de ensino voltada para estudantes de todas as idades. A maior parte do conteúdo é destinada ao ensino da Matemática, mas o site também contempla outras áreas, como Física, Química e Computação. Uma das grandes contribuições da plataforma é a possibilidade de identificação de dificuldades no processo de ensino e aprendizagem. O site conta ainda com parcerias com instituições como a NASA, o Museu de Arte Moderna, a Academia de Ciências da Califórnia e o MIT para oferecer conteúdo especializado.

O professor Jorge explica que a Khan Academy utiliza diversos recursos, como videoaulas, exercícios, artigos e elementos de gamificação. “É uma plataforma adaptativa, que permite ao professor recomendar diversos conteúdos e exercícios para os alunos e obter um relatório personalizado do desenvolvimento dos estudantes. Assim é possível recomendar atividades individuais, de acordo com as dificuldades ou potencialidades verificadas em cada aluno”, conta.

A realização do curso faz parte dos projetos de pesquisa e extensão do professor e integrará um livro que ele está escrevendo sobre as contribuições e os limites do uso da plataforma para o ensino da Matemática. “Além dos benefícios que a Khan Academy traz, também vou falar das limitações que ela apresenta e vou sugerir melhorias, como por exemplo, uma ferramenta de comunicação direta entre o aluno e o professor dentro da plataforma e a inclusão de conteúdo próprio”, completa.

Tecnologia a favor do ensino

O professor Ramirez Rodrigo de Souza, um dos participantes do curso, leciona Matemática do 6º ao 9º ano na EEB Christoph Augenstein, ao 6º ano na EEB Professor João Widemann e é assessor pedagógico na Escola Saberativo. Ele já tinha utilizado a plataforma antes, mas somente como aluno. “No curso aprendi a usar o perfil de professor. Agora eu já estou usando a plataforma com todas as turmas que leciono. Ela está possibilitando uma nova proposta metodológica, que está acrescentando muito à minha prática docente, pois proporciona um ambiente virtual de aprendizagem em um conceito de ‘sala invertida’”, comenta.

Ramirez enfatiza que, na Khan Academy, a tecnologia é utilizada de forma pedagógica. “Isso atrai muito a atenção e aumenta o envolvimento dos alunos. Já está sendo possível, em tempo real, acompanhar a distância o processo de aprendizagem dos alunos, beneficiando os processos de ensino e avaliação”, conta.

De acordo com o professor, a aceitação do uso da plataforma foi muito boa, tanto por parte da gestão das escolas, quanto por parte dos alunos. “Os gestores afirmaram que só tem a acrescentar à proposta pedagógica deles. Não houve resistência de nenhum dos envolvidos direta ou indiretamente. Ao contrário, houve entusiasmo por parte dos alunos em se familiarizar e usar a plataforma no cotidiano escolar e expectativa por parte da gestão em ver os resultados”, completa.

Outra participante do curso foi a professora Angela Maria Ribeiro Mariotto. Ela ministra aulas para o Ensino Médio e para o 9º ano do ensino Fundamental na EEB Hercílio Deeke. Angela já conhecia a plataforma, mas não a versão em Português. “Gostei bastante do curso. Acredito que será muito útil, principalmente para os alunos com defasagem e dificuldades nos conteúdos já trabalhados em séries anteriores”, avalia.

Angela conta ainda que ela e outros professores da escola que fizeram o curso pretendem capacitar os demais docentes, principalmente das séries iniciais. “Os professores de Ciências e de Física também poderão utilizar a ferramenta. Pretendemos montar uma apostila para facilitar o seu uso. Espero que dê certo”, planeja.

Parceria que deu certo

A realização do curso foi uma parceria entre a UFSC Blumenau e o Núcleo de Tecnologias Educacionais da Coordenadoria Regional de Educação de Blumenau (NTE/CRE), iniciada em 2017, com o curso referente à plataforma GeoGebra. “Essa parceria contribuiu de maneira efetiva e significativa para a formação docente, pois traz subsídios teórico-práticos e oportuniza a exploração das potencialidades dos recursos tecnológicos no processo de ensino e aprendizagem”, avalia a multiplicadora do NTE, Lisandra Inês Herpich.

Segundo Lisandra, outras capacitações para professores da rede pública estadual estão previstas em parceria com a UFSC. “A previsão é ofertar uma segunda edição do curso da plataforma GeoGebra, atendendo à solicitação dos professores de Matemática que participaram dessa última formação. A Coordenadoria Regional de Educação está aberta para novas parcerias com as licenciaturas da UFSC, com foco na formação dos profissionais nas diferentes áreas do conhecimento”, finaliza.

(Daiana Martini / Comitê de Comunicação UFSC Blumenau)

Tags: cursoExtensãoformação de professoresKhan Academy