UFSC abre inscrições para o Vestibular 2019, com 4.555 vagas em 101 opções de cursos

03/09/2018 17:40

“Venha mudar sua história e construir um mundo sustentável com a UFSC”. A campanha do Vestibular 2019 com o slogan “UFSC: semeando futuros” faz este especial convite aos que desejam ingressar no ensino superior, público e gratuito, na melhor universidade do estado e na sexta federal do país.

A apresentação do concurso e o lançamento do Edital do Vestibular UFSC 2019 foram realizados nesta segunda-feira, 3 de setembro, na Sala dos Conselhos, com representantes da Administração Central, o reitor Ubaldo Cesar Balthazar, o pró-reitor de Graduação Alexandre Marino Costa, e o chefe de Gabinete Aureo Mafra Moraes, da Comissão Permanente do Vestibular (Coperve), o presidente Olinto José Varela Furtado, a professora Maria Luiza Ferraro, e o coordenador de Logística João Carlos da Silva, e dos veículos de divulgação institucional, Agecom e TV UFSC. E nos próximos dias, a Coperve, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, apresentará a campanha a todas as escolas públicas e privadas de Santa Catarina.

O reitor apresentou as informações gerais do concurso que será realizado nos dias 8, 9 e 10 de dezembro de 2018 (sábado, domingo e segunda-feira). A UFSC oferece 4.555 vagas em 101 opções de cursos nos seus cinco campi – Araranguá, Blumenau, Curitibanos, Florianópolis e Joinville. Das vagas, 50% são destinadas a cotas e 22% a pessoas com deficiência.

As inscrições – somente via internet – iniciam-se nesta terça-feira, 4 de setembro, e seguem até o dia 3 de outubro (valor de R$ 135,00 para todos os cursos). O prazo para requerer isenção da taxa de inscrição vai de 4 a 24 de setembro.

Para esta “geração conectada”, o pró-reitor de Graduação reforçou que o Vestibular conta com os recursos de realidade aumentada, presente no cartaz da campanha. Para visualizar, basta ter em seu smartphone o app Zappar, disponível para download para Android e iPhone. O aplicativo permite assistir a depoimentos de estudantes da UFSC e direciona para inscrição, página do concurso e contatos.

Olinto, presidente da Coperve, falou da necessidade de os candidatos lerem atentamente o Edital, disponível na página vestibular2019.ufsc.br, no ar a partir desta terça-feira, que concentra todos as informações do concurso, entre elas os programas das disciplinas e a agenda. Ressaltou que a Confirmação de Inscrição Preliminar será publicada no dia 8 de outubro e os candidatos terão um prazo de sete dias para eventuais correções. A Confirmação de Inscrição Definitiva, contendo o local de prova, será disponibilizada no no dia 22 de novembro.

As provas serão realizadas nas cidades de Florianópolis, Araranguá, Blumenau, Brusque, Caçador, Balneário Camboriú, Canoinhas, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Curitibanos, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Rio do Sul, São Miguel do Oeste e Tubarão, sempre no horário das 14h às 18h e os portões de acesso estarão abertos das 13h às 13h45min.

O reitor Ubaldo (centro), o presidente da Coperve Olinto e o pró-reitor Alexandre (direita) apresentam o Vestibular UFSC 2019

Olinto destacou que pesos e pontos de cortes foram mantidos, embora tenham ocorrido algumas alterações como, por exemplo, elevou-se a nota mínima de Redação para os cursos de Jornalismo e Oceanografia. Sobre isto, os candidatos devem ficar atentos ao Anexo 3 do Edital (Tabela de Pesos e Pontos de Corte) que mostra em detalhes a nota mínima e o peso de cada disciplina por curso.

Alexandre, pró-reitor de Graduação, registrou que devido a liminar que questiona o uso do Bônus Regional, este vestibular não terá a oferta de Medicina no campus Araranguá.

A UFSC oferece 4.555 vagas, que são 70% do total de vagas do Vestibular. Os outros 30% serão para ingresso pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

Provas

8 de dezembro (sábado)

• Língua Portuguesa e Literatura Brasileira ou Libras (12 questões de proposições múltiplas);
  • Segunda Língua: Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano, Libras ou Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (8 questões de proposições múltiplas);
  • Matemática (10 questões de proposições múltiplas e/ou abertas);
  • Biologia (10 questões de proposições múltiplas e/ou abertas).

9 de dezembro (domingo)

• Ciências Humanas e Sociais (20 questões de proposições múltiplas, assim distribuídas: 7 de História, 7 de Geografia, 2 de Filosofia, 2 de Sociologia e 2 interdisciplinares envolvendo pelo menos 2 dessas disciplinas);
  • Física (10 questões de proposições múltiplas e/ou abertas);
  • Química (10 questões de proposições múltiplas e/ou abertas).

10 de dezembro (segunda)

• Redação;
  • 4 Questões Discursivas.

Mais informações no site www.vestibular2019.ufsc.br.

Agecom: (48) 3721-9601

Coperve: (48) 3721-9200