Inscrições abertas para intercâmbio com bolsa na França

26/02/2024 14:18

Estão abertas as inscrições para o programa Brafitec, que promove o intercâmbio entre Brasil e França. Os alunos selecionados participarão de projetos de pesquisa em instituições de ensino francesas, na modalidade graduação-sanduíche, com bolsa para custear suas despesas com deslocamento, instalação e seguro saúde. No Campus Blumenau, podem se inscrever estudantes dos cursos de Engenharia de Materiais e Engenharia Têxtil.

O Brafitec (BRAsil France Ingénieur TECnologia) é um programa de intercâmbio baseado em parcerias universitárias nas diferentes áreas de Engenharia. Seus objetivos são promover o intercâmbio de estudantes de graduação e de professores em engenharia e estimular iniciativas de alinhamento de programas e conteúdos de ensino. No Brasil, o financiamento das bolsas é de responsabilidade da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Para se inscrever, é necessário ter cursado no mínimo 40% e no máximo 80% do curso; ter IAA igual ou superior a 7,0; ter realizado o Enem a partir de 2009 com média igual ou superior a 600 pontos; apresentar a documentação exigida; e comprovar proficiência em língua francesa com nível igual ou superior a B1. As inscrições devem ser feitas por e-mail, pelos endereços informados no edital, até às 18h do dia 22 de março.

O início da bolsa está previsto para setembro de 2024. O número e duração das bolsas será definido pela Capes. Para mais informações sobre o processo seletivo, acesse o edital.

Daiana Martini/Serviço de Comunicação UFSC Blumenau

Tags: bolsaBrafitecCapesFrançaintercâmbio