Pré-UFSC aprova 17 alunos no Vestibular Unificado UFSC/IFSC/IFC 2024

23/01/2024 08:53

Dezessete alunos da edição de 2023 do Pré-UFSC foram aprovados na primeira chamada do Vestibular Unificado UFSC/IFSC/IFC 2024. O Pré-UFSC é um cursinho pré-vestibular gratuito oferecido pela UFSC Blumenau para alunos de escolas públicas. Ele prepara os estudantes não só para o Vestibular da UFSC, mas também para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e demais vestibulares de outras instituições de ensino.

João Gabriel Pozzobon tem 18 anos e foi aprovado para Ciências da Computação na UFSC de Florianópolis, curso que tinha uma concorrência de 12,84 candidatos por vaga. Morador de Gaspar, ele fez o vestibular da UFSC pela primeira vez. “Sempre adorei computadores. Não só isso, mas já trabalho com desenvolvimento de software e aprendi a programar sozinho aos 9 anos. Durante o ensino médio, procurei um curso do IFSC por esses mesmos motivos também”, conta João.

Agora já matriculado na UFSC, ele relata como foi a preparação para as provas. “Eu tinha uma viagem grande marcada para o dia 11 de dezembro, logo depois do Vestibular. Então, em meio à toda preparação, o que eu consegui fazer foi revisar o formato de questões da prova e da redação. Também dediquei uma ou duas horas para resolução de questões como um teste”, revela.

Lucas Reis e Silva foi aprovado para o curso de Física na UFSC

O aprovado Lucas Reis e Silva, de 18 anos, mora em Blumenau e fez o Vestibular da UFSC pela segunda vez. Ele conta que escolheu o curso de Física por vocação. “Amo saber como as coisas funcionam, em seus mínimos detalhes. Sou apaixonado por este lado da natureza e a forma como a matemática é utilizada para descrevê-la, me fascina”, afirma.

Lucas começou a estudar para o Vestibular Unificado em fevereiro de 2023. “Montei uma pequena estratégia, de acordo com minhas notas de corte e pesos na prova, para aproveitar ao máximo o meu tempo. Todos os dias eu estudava sozinho e em casa, por vídeos no YouTube e às vezes com o auxílio de livros. Guardei tudo o que estudei, em ordem, em um fichário que uso para consulta sempre que necessário. Além disso, quase todos os dias, eu assistia resoluções de provas anteriores da UFSC e fazia simulados, para me acostumar principalmente com o tipo de questões que a prova tem”, revela.

Equipe do Pré-UFSC é formada por professores e graduandos da UFSC Blumenau

Para Lucas, a experiência de participar do cursinho foi muito além da sala de aula. “O Pré-UFSC com certeza me ajudou na preparação como revisão dos conteúdos, mas principalmente tirei mais proveito das interações com colegas e professores. Era divertido ir lá todos os sábados de manhã para aproveitar o tempo que dava, com amigos e, às vezes, conversar com os professores também, em seu tempo livre fora da aula. Foi uma ótima experiência e fico muito feliz de ter participado desse projeto”, finaliza.

O coordenador do Pré-UFSC, professor Alfredo Alberto Muxel, conta que a equipe recebeu com muita satisfação a notícia do número de aprovações. “Todos estamos muito orgulhosos por termos contribuído para que esses estudantes alcançassem a sua tão desejada vaga no ensino superior. Esse resultado foi o melhor que tivemos em aprovações no vestibular da UFSC, o que nos deixa muito empolgados para contabilizarmos os aprovados em outras universidades e os que vão acessar a Universidade via Sisu, utilizando a nota do Enem”, relata.

Em 2023, o Pré-UFSC realizou dois aulões, preparatórios para o Vestibular e para o Enem

Para o professor Alfredo, a relação próxima entre a equipe do Pré-UFSC, que é formada por professores e graduandos, e os vestibulandos ajuda muito na decisão na escolha do curso, além de tirar dúvidas de como é a vivência na Universidade. “Um diferencial desta edição foram as estratégias adotadas para manter os nossos estudantes motivados, como a realização de simulados com premiação para os melhores colocados, enquetes nas redes sociais para o aluno relembrar conteúdos e macetes, oficinas práticas nos laboratórios de Física e Química e videoaulas curtas de revisão de assuntos”, revela o coordenador.

Confira abaixo a lista completa de aprovados:

Aline Amaral de Souza - ADMINISTRAÇÃO - BEL - NOTURNO - FLORIANÓPOLIS (UFSC)
Ana Clara Puff - HISTÓRIA - ABI - NOTURNO - FLORIANÓPOLIS (UFSC)
Beatriz Caroline Martins - MEDICINA VETERINÁRIA - BEL - INTEGRAL - CURITIBANOS (UFSC)
Brenda Fernandes dos Reis Crespi - QUÍMICA - LIC - NOTURNO - BLUMENAU (UFSC)
Daniela Jordana Farrapo - ENGENHARIA TÊXTIL - BEL - MATUTINO - BLUMENAU (UFSC)
Gabrielle Gastaldi dos Santos - FARMÁCIA - BEL - INTEGRAL - FLORIANÓPOLIS (UFSC)
Isadora de Souza Rosa - MEDICINA VETERINÁRIA - BEL - INTEGRAL - ARAQUARI (IFC)
João Gabriel Pozzobon dos Santos - CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO - BEL - INTEGRAL - FLORIANÓPOLIS (UFSC)
Kauan Rodrigo Nack - ENG. DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO - BEL - INT - BLUMENAU (UFSC)
Lucas Reis e Silva - FÍSICA - BEL - INTEGRAL - FLORIANÓPOLIS (UFSC)
Luiz Eduardo Wesseler - ENGENHARIA ELÉTRICA - BEL - NOTURNO - BLUMENAU (IFC)