PIBID e UFPR promovem atividade sobre cientistas negras na EEB Luiz Delfino

22/11/2023 14:55

Na última segunda-feira, 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, os bolsistas do subprojeto de Química do PIBID da UFSC Blumenau participaram da atividade “Cientistas negras: brasileiras”, em parceria com um projeto de extensão da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A atividade foi realizada na EEB Luiz Delfino e contou com a participação de educadores e estudantes do ensino fundamental e médio.

A atividade iniciou com uma palestra da professora Mikaelly Rafaela Mariniak do projeto de extensão intitulado Mulheres nas Ciências, coordenado pela pesquisadora Camila Silveira da Silva da UFPR. Em seguida, foi realizada uma oficina lúdica com diferentes materiais (caça-palavras, pinturas, labirinto, quebra-cabeça, jogo da memória) com o tema cientistas negras brasileiras.

De acordo com a coordenadora do PIBID na UFSC Blumenau, professora Franciellen Costa, o objetivo foi apresentar de forma lúdica atividades com potencial para discussões sobre cientistas negras na semana da consciência negra. “A atividade foi uma parceria entre as pesquisadoras da UFSC e da UFPR proporcionando aos pibidianos o acesso a discussões atuais e relevantes que implicam na luta contra o racismo e no reconhecimento e valorização da representatividade da mulher na Ciência”, explica.

Além da coordenadora, participaram os estudantes do curso de Licenciatura em Química da UFSC Blumenau Bruna Luíza Martini Quost, Maryanna Sanches, Jessica Schuetze e Raul Schramm Filho, e a supervisora do programa na escola, Morgana Sofia Zilse.

Fotos: Franciellen Costa

Tags: Dia da Consciência NegraExtensãoiniciação à docênciaPIBID UFSC