Estudantes participam do 29° SBQ-SUL e recebem prêmio de reconhecimento internacional

07/11/2023 13:13

Estudantes da UFSC Blumenau participaram do 29° Encontro de Química da Região Sul (SBQ-SUL). Com o tema “Um olhar para o futuro”, o evento foi realizado de 18 a 20 de outubro, na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), no Rio Grande do Sul. Durante o encontro, os estudantes também receberam um prêmio de reconhecimento internacional pela tabela periódica acessível em 3D, elaborada na disciplina de Educação Especial.

Os Encontros de Química da Região Sul são realizados anualmente, organizados pelas secretarias regionais dos estados do sul, desde 1993, em conjunto com as Universidades. Esses encontros fomentam debates pertinentes às diferentes áreas da Química, envolvendo ensino, pesquisa e inovação tecnológica.

“Ter tido a oportunidade de conhecer outros trabalhos tanto na área da educação em Química como nas áreas específicas da Química, foi muito importante para ter ideias e até mesmo trocar experiências. Tivemos contato com mestres/mestrandos e doutores/doutorandos e isso enriquece os debates na área”, avalia a aluna do curso de Licenciatura em Química Ana Paula Dalsenter.

A estudante Ana Luisa Mesquita, que não é da Química, também participou do evento. “Como estudante de Engenharia de Materiais, participar de um congresso na área de Química, dentro da área de Educação, foi uma oportunidade extremamente gratificante. Ter contato com a área da educação especificamente foi algo que me ajudou a pensar melhor em como essa é uma área de extrema importância em nossas vidas”, disse.

Tabela periódica acessível

A tabela periódica acessível em 3D, elaborada na disciplina de Educação Especial no semestre de 2023.1, sob orientação da professora Fabiana Schmitt Corrêa, foi apresentada de forma oral em uma das sessões coordenadas do evento. O responsável pela apresentação foi o estudante Matheus Camargo, aluno do curso de Licenciatura em Química. “Poder apresentar nosso trabalho na sessão coordenada de Ensino de Química foi um prazer imenso! Não sei descrever em palavras o quanto foi e é importante na minha jornada enquanto professor em formação”, disse.

O estudante Lucas Gonçalves, também do curso de Licenciatura em Química e idealizador da tabela, ressaltou a importância de divulgar esse trabalho para outras instituições e outros professores e futuros professores. “Foi muito satisfatório participar da minha segunda edição da SBQ Sul. Esse trabalho teve como objetivo principal incluir alunos com diversas deficiências no ensino da tabela periódica”, avalia.

A apresentação planejada e executada pelos autores do projeto ganhou o prêmio de destaque no evento, sendo reconhecida pela Royal Society of Chemistry, uma sociedade científica do Reino Unido que tem como objetivo incentivar as ciências químicas. “Esse prêmio mostra o quão importante é a acessibilidade e inclusão no Ensino de Química, e ter esse reconhecimento levando o nome da UFSC Blumenau é fantástico”, finaliza Lucas.

Outros trabalhos

Durante o evento, os alunos da UFSC Blumenau também apresentaram outros trabalhos. Beatriz Fernanda da Silva e Jeison Petersen apresentaram pôsteres de projetos aplicados em sala de aula no ensino médio, orientados pela professora Keysy Nogueira. “Apresentei um pôster sobre um relato de experiência da aplicação de uma sequência didática e foi uma experiência incrível. Pude compartilhar a minha experiência de sala de aula e trocar com outras pessoas. A temática das aulas envolveu química forense e tive a oportunidade de conversar com graduandos, professores e egressos do curso de graduação em Química Forense da UFPel, isso foi muito enriquecedor”, avalia Jeison.

Beatriz ressaltou a importância dos projetos de extensão da UFSC Blumenau. “Foi uma experiência significativa participar de um evento científico tão relevante, onde pude compartilhar o trabalho desenvolvido por meio de uma bolsa de extensão da UFSC Blumenau. Isso destacou o quanto a extensão universitária tem um papel vital na comunidade acadêmica e na sociedade em geral”, disse.

Mariana Booz, aluna do Bacharelado em Química, também apresentou um trabalho em seu primeiro evento. “Emocionante, se eu tivesse que escolher uma palavra só. Eu estava muito nervosa, mas foi uma experiência gratificante poder falar sobre minha pesquisa para tanta gente, e saber que as pessoas se interessaram pelo que eu fiz. Todas as horas usadas para aperfeiçoar o pôster valeram muito a pena, e todo o tempo de trabalho em laboratório mais ainda! Fico feliz de poder ter feito parte disso tudo, junto de outros projetos incríveis que estavam lá também”, relata.

Fotos: arquivo pessoal

Tags: eventoQuímicaSBQ-SUL