Projeto da UFSC Blumenau é apresentado em evento de extensão universitária

31/10/2023 12:15

O projeto Ideação - Ideias Universitárias Inovadoras foi apresentado no 41º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (Seurs), que este ano teve como tema “Extensão Universitária: Interfaces entre Ciência, Comunidade e Políticas Públicas”. O evento foi realizado de 25 a 27 de outubro na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), no Paraná, e reuniu universidades dos três estados da região sul do país.

O Seurs tem o propósito de promover, discutir e difundir a extensão universitária, por meio do intercâmbio entre as instituições participantes, além de estimular o diálogo interinstitucional e a troca de experiências com a comunidade, fortalecendo ainda mais a prática extensionista.

O Ideação é um projeto de extensão do Laboratório de Tecnologia, Empreendedorismo e Inovação (LabTEI) e tem como objetivo criar um espaço de trabalho colaborativo com foco no desenvolvimento de ideias inovadoras dentro da Universidade. O projeto é coordenado pela professora Marilise Luiza Martins dos Reis Sayão, com o apoio da professora Ana Julia Dal Forno, e foi contemplado no Programa de Apoio ao Empreendedorismo Universitário Inovador no Estado de Santa Catarina, da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

A bolsista do projeto, Luana Magnani, estudante do curso de Engenharia de Materiais, foi a única representante da UFSC Blumenau no evento. Pela primeira vez participando do Seurs, ela conta que foi uma experiência muito importante para sua formação. “O Seurs é um ambiente de troca muito valioso para os agentes da extensão universitária, que é tão importante hoje para a formação dos nossos profissionais”, avalia.

Ela também relata que a apresentação sobre o Ideação foi muito proveitosa. “Na sala tínhamos pessoas das mais diversas instituições de ensino da região sul do Brasil e fiquei muito feliz com o feedback dos ouvintes e o interesse que tiveram sobre o tema do projeto. Foi um momento importante de network e foi possível fazer contato com pessoas para possíveis parcerias no futuro”, finaliza Luana.

Fotos: arquivo pessoal

Tags: eventoExtensãoIdeAção