Coordenadoras dos programas de pós-graduação participam de evento da Capes em Brasília

27/10/2023 14:04

Professores da área de Materiais

As professoras Claudia Merlini e Fernanda Steffens, coordenadoras dos programas de pós-graduação em Nanociência, Processos e Materiais Avançados (PPGNPMat) e Engenharia Têxtil (PGETEX), respectivamente, participaram do Seminário de Meio-Termo promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O evento foi realizado nos dias 16 e 17 de outubro, em Brasília.

O evento acontece no terceiro ano de cada ciclo da avaliação e tem como objetivo realizar a discussão e um planejamento do processo avaliativo de cada programa, na sua respectiva área de avaliação. O PPGNPMat está inserido na área de Materiais, enquanto o PGETEX está inserido na área de Engenharias II.

A professora Claudia salienta que, além da discussão do processo avaliativo do ciclo atual, foi realizado o debate da ficha de avaliação do próximo quadriênio (2025-2028), sendo uma oportunidade para que todos os coordenadores pudessem contribuir na elaboração da ficha. “Essa participação na discussão e elaboração da ficha de avaliação permite que todos os pontos que constarão na próxima ficha sejam amplamente discutidos e aprimorados, permitindo aos programas conhecer com antecedência os critérios de avaliação e assim, realizem adequações para atender os critérios exigidos pela Capes”, explica.

Para a professora Fernanda, o seminário também foi uma oportunidade de conhecer minuciosamente a ficha de avaliação. “Assim cada programa pode focar nos itens que devem ser melhorados, com a perspectiva de alcançar uma nota superior no final do quadriênio vigente”, avalia.

Além do processo avaliativo, também foram realizadas discussões a respeito do Qualis (sistema de classificação da produção científica dos programas de pós-graduação brasileiros). Também foi apresentado um panorama atual, a partir dos dados coletados até o momento, dos programas de pós-graduação nos anos de 2021 a 2022.

Professores da área de Engenharias II

Os dois programas da UFSC Blumenau iniciaram suas atividades em 2019 e passarão, no final de 2024, pela primeira avaliação completa, onde serão avaliados todos os quesitos relativos à estrutura do programa, como áreas de concentração, linhas de pesquisa, projetos em andamento, estrutura curricular, bem como a infraestrutura disponível, perfil do corpo docente, entre outros pontos. Também serão avaliados itens qualitativos e quantitativos relacionados à formação de discentes, bem como o impacto dos programas na sociedade.

Serviço de Comunicação UFSC Blumenau, com informações das professoras Claudia Merlini e Fernanda Steffens
Fotos: arquivo pessoal

Tags: avaliaçãoCapeseventopós-graduação