Professores do Departamento de Matemática publicam livro de Álgebra

06/10/2023 15:38

Os professores Felipe Vieira e Rafael Aleixo de Carvalho, ambos do Departamento de Matemática do Campus Blumenau da UFSC, acabam de lançar um livro pela Editora Livraria da Física, intitulado "Álgebra". A publicação pode ser adquirida em formato impresso pelo site da Editora.

O livro é resultado das notas de aula dos professores, que ministram Álgebra I e Álgebra II no curso de Licenciatura em Matemática da UFSC Blumenau. "Esse livro é fruto de anos de desenvolvimento, pois se originou nas notas de aula das disciplinas correlatas aqui do campus. Inclusive, agradecemos imensamente aos estudantes que encontraram erros e fizeram ótimas sugestões até essa versão publicada", diz Felipe.

A obra começa com a Teoria de Anéis, para que o leitor comece a se acostumar com a leitura mais abstrata através de exemplos práticos e intuitivos da Aritmética. Na sequência, apresenta-se a Teoria de Grupos, com o objetivo de apresentar alguns importantes resultados acerca de sua classificação. Tais assuntos estão presentes em cursos de Matemática de todo o país e, em especial, fazendo parte do currículo do curso de Licenciatura em Matemática do Campus Blumenau.

Felipe diz que o livro é voltado para estudantes de graduação de cursos de Matemática. “Tentamos deixá-lo mais convidativo começando pelos Anéis, com explicações esmiuçadas e muita conexão com a Aritmética. Essa parte inicial também serve como uma preparação para o que vem a seguir, os Grupos, que são mais abstratos. De toda forma, o livro possui todas as explicações e conexões bastante detalhadas, além de conter muitos exemplos e exercícios para que o leitor seja protagonista em seus estudos", completa o professor.

Os autores doarão alguns exemplares para a Biblioteca Setorial da UFSC Blumenau. "As disciplinas de Álgebra são, comumente, dadas como difíceis por estudantes dos cursos de Matemática. Esperamos que esse livro ajude a desmistificar um pouco esse conceito, apresentando tais conteúdos de forma um pouco mais intuitiva e natural", finaliza Felipe.

Esse é o terceiro livro que os autores publicam em conjunto. Em 2020, os professores publicaram o livro Elementos de Aritmética e Álgebra, pela editora da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e em 2022 o livro Métodos Iterativos para Problemas de Quadrados Mínimos Lineares, pela editora da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC).

Serviço de Comunicação UFSC Blumenau, com informações do professor Felipe Vieira

Tags: álgebralançamentolivroMatemática