Teatro Michelangelo é palco da formatura do semestre 2023.1 da UFSC Blumenau

25/09/2023 15:27

No último sábado, 23 de setembro, o Campus Blumenau da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realizou a formatura dos cursos de graduação do semestre 2023.1. Pela primeira vez, a cerimônia foi realizada no Teatro Michelangelo, que faz parte da estrutura da antiga Uniasselvi, para onde o campus planeja sua mudança no próximo ano. Cerca de 500 pessoas participaram da solenidade, entre formandos, convidados e comunidade acadêmica.

Ao todo, 41 formandos de cinco cursos de graduação participaram da cerimônia: Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Materiais, Engenharia Têxtil, Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Química. A formatura contou com a participação do reitor da UFSC, Irineu Manoel de Souza, e do diretor do Campus Blumenau, Adriano Péres.

O diretor ressaltou em seu discurso que a UFSC é uma das melhores universidades do país e o Campus Blumenau tem os cursos muito bem avaliados em nível nacional. “As universidades federais, juntamente com as estaduais, são as que oferecem os melhores cursos, além de serem as que proporcionam as melhores oportunidades de permanência. Mesmo sendo o campus mais recente, já estamos cumprindo nossa missão de formar profissionais de altíssima qualidade”, disse.

Adriano também parabenizou os formandos e falou sobre a previsão de expansão do campus. “Pela primeira vez estamos realizando a formatura neste local amplo e bonito, à altura do que a UFSC Blumenau e os nossos formandos merecem. Este local que será a nossa casa a partir de 2024. Com isso, podemos planejar a oferta de novos cursos no futuro. Nossa intenção é ofertar variadas oportunidades aos jovens da nossa região”, disse o diretor.

O reitor da UFSC agradeceu a atuação do Campus Blumenau e também os docentes, técnicos, terceirizados e estudantes que auxiliam na gestão da UFSC. “Sabemos das dificuldades que vocês enfrentam, principalmente em relação à falta de uma sede própria e o cumprimento do pacto (entre MEC e UFSC, relacionado ao número mínimo de servidores). Mesmo com essas dificuldades, o campus consegue entregar ensino, pesquisa e extensão em alto nível. Felizmente temos expectativas favoráveis no futuro”, disse o reitor, em sua quinta visita à Blumenau em um ano e dois meses de gestão.

Irineu disse ainda que a UFSC continuará trabalhando para ampliar as políticas de assistência estudantil e permanência, além de novas estruturas em todos os campi. “A universidade pública é, sem dúvidas, o maior patrimônio do povo brasileiro e principal responsável pela formação de profissionais nas mais diversas áreas e pelo desenvolvimento da sociedade e do país. E todos nós somos responsáveis por cuidar desse patrimônio”, finalizou o reitor.

O formando Diogo Fernandes de Azevedo, de 28 anos, agora Engenheiro de Controle e Automação, estava acompanhado dos pais, da namorada e da sogra. Natural de Apucarana, no Paraná, ele já tinha iniciado o curso em outra universidade, em Maringá, e pediu transferência para a UFSC Blumenau em 2018.1. “Algumas disciplinas consegui validar, outras tive que cursar novamente, devido à alta carga horária do curso da UFSC”, contou o formando, acrescentando que essa carga horária elevada faz toda a diferença na qualidade da formação.

Diogo conta que a principal dificuldade para ele foi ficar em Blumenau sozinho, longe da família, que mora no Paraná. Atualmente ele trabalha na área de processos da TDV Dental, de Pomerode, que faz parte do Grupo Septodont com sede na França. Ele pretende fazer um mestrado e se especializar na área de automação e robótica. “Estou ainda avaliando as possibilidades, mas com certeza o mestrado da UFSC é uma das opções”, acrescentou.

A única formanda do curso de Licenciatura em Matemática, Adriana Washington Henarejos, tem 22 anos e estava acompanhada de diversos familiares e amigos. Ela nasceu na Espanha, mas sua família veio morar em Blumenau quando ela tinha 7 anos de idade. Adriana conta que sua formação foi bastante agitada e proveitosa, já que aproveitou todas as oportunidades que a UFSC oferece. “Eu sempre participei de tudo que eu pude, congressos, eventos, atlética, fiz iniciação científica desde o início do curso. Eu já estou sentindo falta de tudo isso”, disse.

Atualmente Adriana já atua como professora de Matemática na rede estadual, além de dar aulas particulares e ser colaboradora do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). No ano que vem, ela já planeja iniciar um mestrado na área. Ela deixou uma dica para os estudantes que estão iniciando o curso agora. “Não desistam no primeiro obstáculo, porque muitos vão aparecer ao longo do caminho. Mas no final vai valer a pena”, conclui a licenciada.

O canal da UFSC Blumenau no YouTube transmitiu ao vivo a cerimônia e a gravação está disponível aqui. A formatura do semestre 2023.2 está prevista para acontecer em março de 2024.

Confira abaixo mais fotos da cerimônia:

Tags: 2023.1eventoformaturaTeatro Michelangelo