Estudante de Engenharia de Materiais tem trabalho selecionado para evento internacional

15/09/2023 16:34

O estudante Pablo Andrés Molina Correa, da décima fase do curso de Engenharia de Materiais da UFSC Blumenau, teve um trabalho selecionado para a 30ª Jornadas de Jovens Pesquisadores da Associação de Universidades Grupo Montevideo (AUGM). O trabalho dele é um dos 17 de graduação selecionados para representar a UFSC no evento, que será realizado de 11 a 13 de outubro, na Universidad Nacional de Assunción (UNA) em Assunção, no Paraguai, com o tema “Investigación científica y tecnológica para un desarrollo sostenible”.

O trabalho selecionado tem como título Síntesis e Caracterización de la Aleación de Alta Entropía FeTiCoNbMo Mediante Fresado Mecánico y Laser Cladding (Síntese e Caracterização da Liga de Alta Entropia FeTiCoNbMo por Moagem Mecânica e Laser Cladding). Ele é desenvolvido por Pablo com o apoio dos demais integrantes do Grupo de Estudo e Síntese de Materiais (Gesmat), sob orientação do professor Claudio Michel Poffo.

Pablo conta que o trabalho já vem obtendo bons resultados até o momento. “Estamos realizando o estudo de uma liga especial que possui múltiplos componentes de igual proporção. Essa mistura proporcional nos permite, de acordo com as leis termodinâmicas, obter uma liga metálica com um grande leque de propriedades e desempenho superior a ligas comuns. No caso da pesquisa, a liga de alta entropia apresentou elevada dureza e boas propriedades térmicas”, explica.

Esta será a primeira experiência do estudante em um evento científico internacional. “Minha expectativa é abrir meus horizontes para o meio acadêmico/científico internacional, latino-americano principalmente. Conhecer esta nova geração de pesquisadores e de que maneira a indústria se conecta ao meio científico”, conta Pablo.

O futuro engenheiro também destaca a relevância da iniciação científica na graduação. “Gostaria de agradecer a toda a equipe do laboratório Gesmat que me apoiou e me ajudou muito na pesquisa. E também ressaltar a importância da iniciação científica tanto para o aluno quanto para a universidade e nação, visto que dessa forma, o meio científico terá mais visibilidade e possibilitará um aumento gradativo no investimento do mesmo”, completa.

Tags: Engenharia de Materiaiseventoiniciação científicaPesquisa