Prorrogado o prazo da consulta pública sobre novo regulamento dos cursos de graduação da UFSC

25/08/2023 09:01

Foi prorrogado até o dia 30 de setembro, o prazo para participar da consulta pública sobre novo regulamento dos cursos de graduação da UFSC. Toda a comunidade acadêmica é convidada a participar, em especial os docentes e estudantes, já que as regras definidas no documento impactam diretamente no cotidiano acadêmico.

O regulamento traz informações importantes sobre as rotinas acadêmicas, como por exemplo, as regras para trancamento de curso e revisão de nota, o prazo para os professores apresentarem as notas das avaliações e as atribuições dos Colegiados de Curso e Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs). Além disso, trata do aproveitamento de estudos, que pode ser feito por meio de validação de disciplina já cursada com aprovação ou por aproveitamento extraordinário.

O novo documento irá substituir a Resolução 017/CUn/97, que orienta a organização e o funcionamento dos cursos de graduação da UFSC há mais de 25 anos. Entre as principais mudanças, está prevista a inclusão de ingresso por excelência, destinado a concluintes do ensino médio premiados em olimpíadas de conhecimento. Além disso, o novo regulamento também prevê notificações de desempenho acadêmico, que serão enviadas pelo NDE do curso aos alunos que apresentarem repetidas reprovações.

O trabalho de revisão e atualização do regulamento iniciou em 2018 e contou com um longo período de consultas e debates com diversos grupos de trabalho sobre a gestão acadêmica e pedagógica dos cursos da UFSC. Além disso, também foram consultados conteúdos das normativas de ensino e dos cursos de graduação de diversas instituições federais e estaduais brasileiras.

Para acessar a versão em consulta na Câmara de Graduação, clique aqui. A Prograd também abriu um formulário eletrônico para receber sugestões sobre o novo documento. Para enviar suas sugestões, clique aqui.

Tags: Câmara de Graduaçãoconsulta públicaPROGRADregulamentoresolução