Professores da UFSC Blumenau participam do 8º Encontro do Hotel de Hilbert

09/08/2023 14:10

Entre os dias 23 e 28 de julho, professores do Campus Blumenau da UFSC participaram do 8º Encontro do Hotel de Hilbert, evento realizado anualmente e que reúne jovens premiados da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Este ano o encontro aconteceu em Natal, no Rio Grande do Norte, e contou com a participação de 160 jovens entusiastas da Matemática de todo o Brasil.

A programação do evento contou com palestras e oficinas com professores de todo o país. A UFSC Blumenau foi responsável pela realização de três atividades: Mágica topológica: alguns truques e um pouco mais, com o professor André Vanderlinde da Silva; Cadeias de Markov e algumas aplicações, com o professor Eleomar Cardoso Júnior; e Medindo o mundo com o celular, com o professor Daniel Girardi.

Já os professores Louise Reips e Felipe Vieira estiveram na comissão organizadora do evento. "É muito gratificante poder reunir 160 jovens com tanto talento e interesse pela Matemática, com o intuito de mostrar para eles que essa disciplina é ainda mais bela do que vemos na escola", avalia Felipe.

Felipe ressalta ainda o papel social desse tipo de evento. "Participar de um evento em outro estado é uma experiência incrível, pois muitos deles nunca haviam viajado de avião, ou se hospedado em um hotel antes. Tal aspecto inclusivo é também um dos pilares da OBMEP, especialmente porque agora várias universidades possuem uma modalidade de ingresso exclusiva para premiados em competições ou olimpíadas de conhecimento", completa.

Além das palestras, os jovens - dos quais três da região de Blumenau - puderam interagir com o Laboratório de Educação Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e resolver desafios propostos pelos professores.

Por que “Encontro do Hotel de Hilbert”?

O encontro foi inspirado no “Hotel de Hilbert”, um paradoxo exposto pelo alemão David Hilbert (1862-1943). O matemático apresentou a analogia de um hotel com quartos infinitos sempre lotados, com um hóspede em cada quarto. Sempre que chega um novo cliente, o gerente pede que os hóspedes mudem para o quarto seguinte. Em linguagem matemática, com a nova chegada, o hóspede do quarto ‘n’ pula para o quarto ‘n+1’ e assim sucessivamente. Ou seja, apesar de estar sempre lotado, sempre há vagas no Hotel de Hilbert.

Serviço de Comunicação UFSC Blumenau, com informações e fotos do professor Felipe Vieira

Tags: Encontro do Hotel de HilberteventoMatemáticaOBMEP