UFSC Blumenau exibirá o documentário ‘O armário não é o nosso lugar’ na próxima quarta

15/06/2023 13:21

Em comemoração ao Mês do Orgulho LGBTQIA+, na próxima quarta-feira, dia 21 de junho, a UFSC Blumenau exibirá o documentário O armário não é o nosso lugar, no Auditório Professor Fernando Ribeiro Oliveira, a partir das 15h30. Após a exibição do longa metragem, será realizada uma roda de conversa com a presença do cineasta e diretor do documentário Alexsandro Stenico e convidados. O evento é gratuito e aberto ao público em geral. A classificação indicativa é 12 anos.

O documentário busca explorar e entender como se dá o processo de aceitação e de expressão da sexualidade e identidade de gênero e apresenta uma diversidade de “armários”, cada um com sua própria história. As histórias são únicas e encontram também ecos em outras vivências. Pessoas cis e trans, mulheres, homens e não-binárie, de diferentes sexualidades, raças, naturalidades e faixas etárias relembram os momentos em que assumiram suas identidades para o mundo.

Ao aliar entrevistas à performances artísticas, o documentário demonstra que apesar das singularidades das pessoas e de seus diferentes processos, existem semelhanças que as aproximam enquanto comunidade. A valorização da produção cultural e artística da comunidade, além da visibilidade das vivências, conflitos e histórias de pessoas LGBTQIA+, podem ajudar as pessoas que estão passando ou irão passar pelo processo de “saída do armário” e faz o público em geral conhecer (ao menos uma parte) desse processo.

A atividade faz parte do Circula UFSC, que é uma ação itinerante da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (Secarte) da UFSC, que objetiva promover a integração dos campi da Universidade por meio de atividades artístico-culturais.

>>> Para fazer sua inscrição, clique aqui.

Sobre o diretor

Alexsandro Stenico é cineasta, formado em Comunicação Social: Rádio e TV pela Unesp. Possui mais de 8 anos de experiência em produção de conteúdo audiovisual em diversos formatos e para diferentes plataformas. Em seu último projeto dirigiu a produção do documentário longa-metragem voltado à comunidade LGBTQIA+, “O armário não é o nosso lugar”, selecionado pelo edital ProAC Editais Nº 25/2020 – Desenvolvimento de Longas. Atualmente, vem realizando exibições presenciais do filme e palestras sobre diversidade. Foi homenageado e recebeu pela Câmara Municipal de Piracicaba, o certificado pela luta contra a LGBTfobia através de seus trabalhos artísticos.

Mês do Orgulho LGBTQIA+

O mês de junho é considerado o Mês do Orgulho LGBTQIA+ ao redor do mundo. O período, que é marcado por eventos e paradas, faz referência a um movimento que aconteceu em 1969, em Nova York, conhecido como a Rebelião de Stonewall. Na noite de 28 de junho daquele ano, a comunidade LGBTQIA+ sofreu uma violenta abordagem policial no bar Stonewall Inn, em Greenwich Village, e gerou reação dos presentes, que enfrentaram as autoridades.

A partir deste dia, mobilizações reuniram milhares de pessoas em diversos pontos de Nova York em protestos contra as abordagens. A rebelião de Stonewall culminou na primeira marcha de Orgulho Gay, em 1970, e foi um marco para as discussões dos direitos LGBTQIA+ no mundo.

Serviço de Comunicação UFSC Blumenau, com informações da Secarte

Tags: artecine debateculturadiversidadedocumentárioLGBTQIA+Mês do Orgulho LGBTQIA+SECARTE