UFSC Blumenau inicia terceira edição da campanha de arrecadação de absorventes

02/05/2023 13:46

O Coletivo Feminino da UFSC Blumenau inicia nesta terça-feira, 2 de maio, a terceira edição da campanha Todos Contra a Pobreza Menstrual, que visa arrecadar absorventes descartáveis, além de combater a desinformação e dar visibilidade ao tema. Este ano, os materiais arrecadados serão doados para instituições de Blumenau e região que atendem deficientes físicos.

A pobreza menstrual é caracterizada pela falta de acesso à higiene pessoal adequada durante o período menstrual, seja por falta de recursos financeiros, de infraestrutura e serviços de saneamento básico ou até de conhecimento sobre o tema. Desde 2014, o dia 28 de maio é dedicado à sensibilização e conscientização para a higiene menstrual a nível mundial. Esta data foi criada com o objetivo de promover a educação menstrual para toda a sociedade e mostrar a importância de atitudes positivas relacionadas à menstruação.

Nas primeiras edições da campanha, realizadas em 2021 e 2022, foram arrecadados cerca de 5.000 absorventes descartáveis, que foram doados para a rede pública municipal de ensino de Blumenau para atender meninas que estudam do 5º ao 9º ano do ensino fundamental que frequentam instituições de contraturno escolar.

Além da arrecadação de absorventes, a campanha deste ano também promoverá uma roda de conversa sobre os desafios da menstruação no contexto da deficiência física. O encontro acontece nesta sexta-feira, dia 5 de maio, a partir das 15h, na sala A301. Toda a comunidade acadêmica está convidada a participar.

A campanha segue até o dia 31 de maio. As doações podem ser entregues nas recepções dos blocos A e C, de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h. Há caixas para a coleta das doações em ambas as recepções. Para pessoas de fora de Blumenau, ou que não podem se deslocar até a UFSC pessoalmente, é possível mandar entregar os absorventes no seguinte endereço: Rua João Pessoa, 2750, bairro Velha, Blumenau/SC, CEP 89036-256.

Serviço de Comunicação UFSC Blumenau

Tags: absorventescampanhaColetivo FemininoExtensãopobreza menstrualTodos contra a pobreza menstrual