Recepção dos calouros do semestre 2023.1 acontece dia 6 de março

27/02/2023 14:29

Atualizada em 02/03/2023 às 10h02

No dia 6 de março, início do semestre letivo 2023.1, a UFSC Blumenau prepara uma recepção aos novos estudantes dos cursos de graduação do campus. O evento será realizado em dois períodos: às 9h30 e às 18h30, no Auditório Professor Fernando Ribeiro Oliveira. Toda a comunidade acadêmica está convidada a participar.

Durante a recepção, os calouros poderão conhecer os serviços ofertados pelos setores que prestam atendimento direto ao aluno, como o Núcleo de Assistência Estudantil (NAE), o Núcleo Pedagógico (NuPe), a Secretaria Acadêmica e a Biblioteca. Além dos setores, estarão presentes também as Coordenações de Cursos e as organizações estudantis do Campus Blumenau: Centros Acadêmicos (CAs), Integre Jr. (empresa júnior), ACUB (atlética), Coletivo Feminino, Coletivo Diversidade e UFSC Titans (equipe de eSports). O Intervalo Cultural também participará do evento com uma apresentação musical.

Neste mesmo dia, haverá emissão do cartão do Restaurante Universitário (RU) para os novos estudantes no auditório. Basta apresentar um documento oficial com foto e o cartão já fica pronto na hora.

A programação de boas-vindas do semestre 2023.1 também inclui aulas inaugurais promovidas pelas coordenações dos cursos de graduação e diversos minicursos ofertados pelo Programa Institucional de Apoio Pedagógico aos Estudantes (Piape).

Confira a programação completa abaixo:

9h30 às 10h30 e das 18h30 às 19h30
Recepção dos calouros no Auditório

Aula inaugural do curso de Licenciatura em Matemática
Mesa Redonda intitulada “Profissão Matemático”
Integrantes: Ricardo Lopes (head de crédito da Biz Capital), Márcia Helena da Silva (Auditora de Controle Externo do Tribunal de Contas do DF), Jorge Cássio Nóbriga e Rafael Aleixo (UFSC)
Local: Lema

19h - 20h
Aula inaugural do curso de Licenciatura em Matemática
Mesa Redonda intitulada “Profissão Matemático”
Integrantes: Ricardo Lopes (head de crédito da Biz Capital), Rodrigo Amaral Antunes (Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil), Jorge Cássio Nóbriga e Rafael Aleixo (UFSC)
Local: Lema

13h30 - 15h
Aula Inaugural do curso de Engenharia de Controle e Automação
Palestra: “A Importância da Inovação para o Sistema Produtivo”
Palestrante: Udo Schroeder

16h - 18h
Aula Inaugural do curso de Engenharia de Materiais
Palestra: Um paralelo entre vida acadêmica e mercado de trabalho
Palestrante: Engenheira Paula Muraro

18h30 - 20h
Aula inaugural do curso de Licenciatura em Química
Título: Análises laboratoriais na perícia criminal
Palestrante: Josiane Slongo - Perita Criminal Bioquímica

Minicurso: Matemática Digitada
Conteúdo: Inserção, criação e edição de equações matemáticas no Word. Definir e aplicar funções matemáticas no Excel. Representações gráficas de equações lineares no GeoGebra.
Ministrante: Pablo Cesar Serrano Arâmbulo
Local: Curso on-line, realizado pelo Ambiente Moodle Grupos e com interações por outras plataformas.

17h às 18h30
Recepção aos Estudantes Internacionais com a participação da Direção, representantes NAE, NUPE, Secretaria Acadêmica, Coordenações de Curso, Agentes de Internacionalização

Minicurso de Química Orgânica
Conteúdo: grupos funcionais, nomenclatura, isomeria e reações orgânicas
Ministrante: Eduardo Cardoso Marques

Minicurso prático de Funções inorgânicas
Conteúdo: ácidos, bases e sais. Cálculo de PH e reações de neutralização
Ministrante: Eduardo Cardoso Marques
Local: Laboratório de Química (B011)
Quantidade de vagas: 25
Clique aqui para se inscrever
Obs.: Para participação na atividade é obrigatória a utilização de jaleco (avental, guarda pó), calças compridas e calçados fechados (não trabalhar de sandálias ou chinelos, bermudas ou similares), além de manter presos os cabelos longos ao realizar qualquer experiência no laboratório.

Minicurso de Sistemas de equações e Inequações
Conteúdo: Resolução de equações e inequações envolvendo expressões algébricas com radiciação. Resolução de equações e inequações envolvendo expressões algébricas com módulo.
Ministrante: Pablo Cesar Serrano Arâmbulo
Local: Sala A202 (Bloco A)

Tags: 2023.1eventorecepção